Observe A Imagem Maior




“Os principais problemas no mundo são um resultado da diferença entre como a natureza funciona e o modo como as pessoas pensam” ~ Gregory Bateson

“Enfrentamos um mundo que está ameaçado não só com a desorganização de muitos tipos, mas também a destruição do seu meio ambiente, e nós, hoje, ainda somos incapazes de pensar claramente sobre as relações entre um organismo e o seu meio ambiente. Que tipo de coisa é esta, a que chamamos ‘organismo mais o meio ambiente?’” 
“Esta identidade entre a unidade da mente e a unidade da sobrevivência evolucionária é de importância muito grande, não só teórica, mas também ética."
~ Gregory Bateson, Ecology and Consciousness - 1978


Fredric Jameson, crítico literário e teórico político norte-americano, defende a necessidade de conexão entre as áreas do pensamento. Para ele, conectar os mais diversos campos em que o conhecimento foi organizado é saber pensar
"Os vários ramos da ciência são integrados em prol de provar que o universo como um todo pode ser considerado um processo gigantesco, um processo de transformação, de alcançar novos níveis de existência e organização, que pode ser chamado como parece criação ou evolução (desenvolvimento)."
~ Thomas Henry Huxley


"As culturas humanas progridem através de uma dança de especialização e integração. O problema é que o trilho humano de pensamento abstracto permitiu à nossa habilidade de nos especializarmos tomar a nossa habilidade de integrar conhecimento. Assim, sabemos mais e mais detalhes sobre nada particularmente relevante. A vida torna-se um jogo de trivialidades jogado entre pessoas que não têm um entendimento intrínseco de quem ou o que, elas são e que fazem pouca ideia de como os sistemas sociais, científicos e culturais maiores operam."
~ Earon Davis
http://blog.gaiam.com/quotes/authors/earon-davis/56627


"A ciência sempre reconheceu que tudo sempre esteve interligado. Mas, devido à natureza da ciência, que, assim que você começa a estudar uma coisa, você reconhece que ela está sempre ligada a tudo o resto, se por nenhuma outra razão que a gravidade simplesmente liga tudo. 
Mas, tudo é também interdependente. E você não consegue estudar tudo de uma vez.
Então a ciência tem sido realmente boa em, de certo modo, fatiar o mundo em pequenos pedaços e então dividir profundamente cada pequeno pedaço e isso torna-se uma disciplina. 
Então, leva 20 a 30 anos para alguém se tornar um especialista na sua disciplina, e você aprende uma enorme quantidade sobre um pedaço muito fino do universo. E é muito fácil de esquecer que esse pedaço, na realidade, ainda está ligado a tudo o resto. Esquecemos-o convenientemente, porque de certo modo o tem de fazer. 
E isso dá origem à gíria e diferentes estilos e todos os tipos de diferentes coisas entre as diferentes disciplinas científicas, que cria algo que é, derradeiramente, um sistema inteiro, mas ele torna-se fracturado em milhares de disciplinas."
~Dean Radin, Cientista Sénior no INSTITUTO PARA AS CIÊNCIAS NOÉTICAS (IONS) e Faculdade Adjunta no Departamento de Psicologia na UNIVERSIDADE ESTATAL DE SONOMA

FOTO por flickrolf @ Flickr

0 comentários: