Usando A Força Do Meio Ambiente


Recentemente circulou pela web o detalhe de uma prática tribal africana que revela um profundo conhecimento sociológico da influência do meio sobre o indivíduo e o potencial do homem mudar as suas características indirectamente para se tornar essencialmente um homem melhor. Encontrámos o texto na integra e a possível origem do mesmo abaixo de um livro por Jack Kornfield: 
“Há uma tribo africana que faz uma coisa maravilhosa.

Quando alguém faz algo mau ou que magoe outrem, pegam nessa pessoa e levam-na para o meio da tribo e durante dois dias toda a tribo o rodeia dizendo-lhe tudo de bom que ele já tenha feito. A tribo acredita que todos vimos ao mundo BONS e cada um desejando felicidade, paz, segurança e amor. Mas muitas vezes na procura dessas coisas, as pessoas cometem erros.

A comunidade vê estes erros como um pedido de ajuda. Juntam-se todos pelo seu companheiro para o levantar e o religar à sua natureza e lhe lembrar quem ele é, até ele se lembrar da verdade a que se desligou temporariamente:”eu sou BOM.” 
“Na tribo Babemba da África do Sul, quando uma pessoa age irresponsável ou injustamente, ela é colocada no centro da aldeia, sozinha e irrestrita. Todo o trabalho cessa e cada homem, mulher e criança na aldeia se reúne num enorme circulo ao redor do indivíduo acusado. Então cada pessoa na tribo fala ao acusado, uma de cada vez, cada uma recordando as coisas boas que a pessoa no centro do círculo tinha feito na sua vida. Cada acidente, cada experiência pode ser recordada com qualquer detalhe e exactidão, é recontado. Todos os seus atributos positivos, boas acções, forças e amabilidades são recitadas cuidadosamente e prolongadamente. Esta cerimónia tribal frequentemente dura vários dias. No final, o círculo tribal é quebrado, uma alegre celebração toma lugar e a pessoa é simbólica e literalmente acolhida de volta para a tribo.”

~ Jack Kornfield, The Art of Forgiveness, Lovingkindness, and Peace

0 comentários: