A Ciência Da Felicidade


Durante décadas os psicólogos concentraram-se em estudar as nossas emoções negativas, como o medo, ira e ganância, mas cada vez mais na última década se voltaram para as nossas emoções positivas, examinando a nossa capacidade para a gratidão, compaixão e confiança. Eles chamam-lhe "A Ciência da Felicidade".
Algumas das perguntas mais importantes que podemos fazer são, o que nos faz feliz? É a felicidade algo que podemos manter? Que consequências traz a felicidade para nós e as nossas imediações? Estas e mais perguntas são respondidas abaixo.
“O caminho para a felicidade: Mantém o teu coração livre de ódio, tua mente da preocupação. Vive simplesmente, espera pouco, dá muito. Espalha luz do sol, esquece-te de ti mesmo, pensa nos outros.” 
~ Norman Vincent Peale


Barbara Fredrickson argumenta como as emoções positivas ampliam a nossa consciência do mundo, permitindo nos tornar mais sintonizados com as necessidades dos outros.
"A luz do sol é o que muda a abertura das flores como estas, a abertura das nossas mentes e corações obedece ao calor do positivismo, o calor das emoções positivas muda como abrimos a nossa perspectiva, a nossa perspectiva visual num nível realmente básico e a nossa habilidade de ver a nossa humanidade comum nos outros."

~ Barbara L. Fredrickson , Professora de psicologia na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill e autora de “Love 2.0: How Our Supreme Emotion Affects Everything We Feel, Think, Do, and Become.”


Martin Seligman é o fundador da psicologia positiva, um campo de estudo que examina estados saudáveis, tais como felicidade, carácter forte e optimismo.
"Então perguntamos em que extensão a busca pelo prazer, a busca por emoção positiva, a vida prazerosa, a busca de envolvimento, o tempo parando para você, e a busca por sentido contribuem para a satisfação com a vida? 
Acontece que a busca pelo prazer não tem quase nenhuma contribuição para a satisfação com a vida. A busca por sentido é a mais forte. A busca de envolvimento também é muito forte. Onde o prazer importa, é quando você tem tanto envolvimento quanto significado, aí o prazer é a cereja com chantily.
Isto quer dizer que a vida completa, a soma é maior que as partes se você tem todas as três. Inversamente, se você não tem nenhuma das três, a vida vazia, a soma é menos que as partes."
 Porque Felicidade Significativa É Melhor Que Felicidade Prazeiroza
"A visão comum da felicidade é a do bem-estar hedónico - a crença de que a felicidade é baseada na quantidade de alegria e experiências agradáveis ​​que temos. Este é o tipo de felicidade que recebemos ao comer um delicioso pedaço de bolo, ou ao ganhar na lotaria, ou ao ter relações sexuais. É basicamente "sentindo-nos bem". 
A outra visão da felicidade é a do bem-estar eudemónico - a crença de que a felicidade é baseada em termos de um propósito e significado na vida. Este é o tipo de felicidade que sentimos ao investirmos naquilo que nos apaixona, ao ajudarmos os outros, quando contribuímos para a sociedade, ao identificamo-nos como parte de uma "imagem mais ampla".

Um novo estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências descobriu que os indivíduos que tiveram pontuações altas na felicidade significativa (ou "eudemónico bem-estar") apresentam uma maior expressão de genes saudáveis ​​do que aqueles que pontuaram mais alto na felicidade prazerosa (ou "hedónico bem-estar ")."
~ Steven Handel, The Emotional Machine "Porque Felicidade Significativa É Melhor Que Felicidade Prazeiroza"  
"Os sócio-psicólogos estão cada vez mais a descobrir que o comportamento pró-social incluindo exprimir gratidão e dar aos outros, é a chave para o nosso bem-estar psicológico. Até como escolhemos gastar o nosso dinheiro em aquisições afecta a nossa saúde e felicidade. E crianças desenvolvem modos específicos de ajudar os outros de uma idade muito jovem."
~ Medical Xpress, Surpreendentes Ligações Entre O Nosso Bem-Estar, Dar, Receber e Gratidão

"Estudante diz: Estou muito desencorajado, o que devo fazer?
Mestre diz: encoraja os outros." 
~ Provérbio zen




"A nossa própria investigação demonstrou que a expansão da influência das redes sociais obedece ao que nós chamamos A Regra de Três Graus de Influência. Tudo o que fazemos ou dizemos tende a ondular através da nossa rede, tendo um impacto sobre nossos amigos (um grau), amigos dos nossos amigos (dois graus), e até mesmo os amigos dos amigos dos nossos amigos (três graus)."
~ Nicholas A. Christakis e Prof. James Fowler, Conectados: O Surpreendente Poder das Nossas Redes Sociais e Como Elas Moldam as Nossas Vidas - Como os Amigos dos Amigos dos Amigos dos Seus Amigos Afectam Tudo o Que Você Sente, Pensa e Faz 
"O que se descobriu cada vez mais foi que as pessoas mais felizes têm redes sociais vibrantes. Elas trabalham duro para cultivar relacionamentos com outras pessoas. Então é a união, a reunião de pessoas que trás às pessoas mais alegria."
~Caroline Adams Miller, Uma das mais reconhecidas autoras de psicologia positiva e "Life Coacher" http://youtu.be/VdhvaS_clYw  
"O facto mais interessante sobre conexão é que ela não tem nada a ver com o número de amigos que tem no Facebook ou a quantidade de grupos comunitários aos quais pertence.

Uma sensação de conexão é interior: Pesquisadores concordam que os benefícios de conexão estão na realidade ligados à sua sensação subjectiva de conexão. Por outras palavras, se você se sente conectado aos outros por dentro, você colhe os benefícios da mesma!"
~ Emma M. Seppala, Ph.D
"Num novo estudo interessante publicado pelo Journal of Research in Personality, psicólogos gravaram sessões de terapia de 60-90 minutos e descobriram que indivíduos que usaram mais pronomes na primeira pessoa do singular como “Eu” eram na realidade mais propensos a sofrer de depressão. 
Este egocentrismo doentio parece revelar uma batalha interior em nós mesmos para encontrar conforto, confiança e segurança interior. 
Um estudo revelou que o uso excessivo de "Eu" pode conduzir à insatisfação matrimonial e outro estudo demonstra que também está ligado a maior ansiedade social."
~ Steve Handel, The Emotional Machine
http://www.theemotionmachine.com/focusing-too-much-on-me-can-lead-to-depression  
“Nossa felicidade depende do hábito da mente que cultivamos. Então pratica pensamento positivo todos os dias. Cultiva o coração generoso, desenvolve o hábito da felicidade e a vida se tornará um festim contínuo.”
~ Norman Vincent Peale


O Y55 - Happiness Trainer é uma app mobile no presente em crowdfunding, um treinador virtual para a felicidade que visa ser essencialmente uma ferramenta para o\a citadina convencional, com pouco tempo livre, simultaneamente conseguir fazer uma gestão psicológica e emocional correcta.

Pode ser um investimento fulcral no desempenho das nossas funções diárias bem como da nossa saúde e dos nossos próximos. A visitar: http://y55happy.com


Infografia: "A MECÂNICA DA FELICIDADE"
Legenda (direita para a esquerda):

1> AS PESSOAS HOJE SÃO PRATICAMENTE TÃO FELIZES COMO NOS ANOS 50, APESAR DO MASSIVO CRESCIMENTO ECONÓMICO

2> "MAIORIA DAS PESSOAS SÃO DE CONFIANÇA"
Confiança é um grande determinante de felicidade numa sociedade

3> A FELICIDADE DAS PESSOAS PODE SER PERMANENTEMENTE ALTERADA ATRAVÉS DA INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

4> EMPATIA FAZ PARTE DA NOSSA NATUREZA

Se um amigo sofre de um choque eléctrico dói-lhe exactamente no mesmo ponto do cérebro como se você mesmo tivesse sofrido um choque eléctrico.

5> FAZER O BEM É UMA DAS MELHORES MANEIRAS DE SE SENTIR BEM

Pessoas que se preocupam mais com as outras são mais felizes que as pessoas que se preocupam menos com as outras. Quando as pessoas fazem o bem, os seus cérebros demonstram actividade no mesmo centro de recompensa como onde elas experimentam outras recompensas.

6> ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE DAR DINHEIRO TEM TENDÊNCIA PARA TORNAR AS PESSOAS MAIS FELIZES QUE O GASTAREM EM SI MESMAS.

7> Pessoas que fizerem 8 sessões de treino de meditação sobre atenção serão em média 20% mais felizes um ano mais tarde que um grupo de controlo. Tal treino pode conduzir a mudanças cerebrais estruturais incluindo maior densidade de matéria cinzenta no hipocampo, conhecida por ser importante para a aprendizagem e memória e estruturas associadas à auto-consciência, compaixão e introspecção.

8> INDIVÍDUOS COM UMA VISÃO GERAL POSITIVA SÃO MENOS PROPENSOS A APANHAR UMA GRIPE QUANDO EXPOSTOS A UM VÍRUS 

9> NOSSA FELICIDADE INFLUÊNCIA AS PESSOAS QUE CONHECEMOS E AS QUE ELAS CONHECEM

Pesquisas demonstram que a felicidade de um amigo aumenta a chance de ser feliz em 15%. A felicidade de um contacto de 2º grau, como por exemplo a esposa de um amigo aumenta-a em 10% e a felicidade de um contacto de 3º grau, como um amigo de um amigo de um amigo, por 6%.

10> FELICIDADE ALIMENTA O SUCESSO, NÃO O INVERSO

Maioria das pessoas pensam que se forem bem sucedidas serão felizes. Mas recentes descobertas na psicologia e neuro-ciência demonstram que esta fórmula está ao contrário. Quando somos positivos os nossos cérebros são mais motivados, envolvidos, criativos, energéticos e resilientes.

11> UM META-ESTUDO DE 2008 DE MAIS DE 400 RELATÓRIOS DESCOBRIU QUE AS LIGAÇÕES SOCIAIS SÃO A FONTE NÚMERO UM DE FELICIDADE NAS VIDAS DAS PESSOAS.

Para maior detalhe sobre as pesquisas faça "Guardar Como" e visualize a imagem no tamanho original.



A última sugestão é a do filme HAPPY de Tom Shadyac, o realizador de Ace Ventura, O Professor Chanfrado e outros, que procura partilhar sabedoria tradicional de várias culturas e ciência sobre a felicidade.

Artigos A Consultar:
Conectar Para Prosperar
Rever a fórmula da felicidade
Como apanhar um surto de felicidade 
Como as emoções positivas melhoram a nossa saúde
Emoções positivas abrem a nossa mente
Felicidade como barómetro económico
A sua rede social tem o poder de influenciar o que pensa, quer, sente, escolhe e eventualmente faz
Dinheiro compra felicidade?
Amor é encontrar na felicidade de outrem a sua felicidade
Pessoas face ao perigo conectam-se umas às outras 
Epidemia de narcisismo
Em 15 Anos Depressão Será A Causa Nº 1 De Desabilitação 

FOTO por shoothead @ Flickr

0 comentários: