A Economia Da Felicidade

"…O rei do Butão quer fazer-nos a todos felizes. Governos, diz ele, devem visar maximizar a sua Felicidade Interna Bruta em vez do seu Produto Interno Bruto. Representa esta nova ênfase na felicidade uma mudança ou apenas uma moda passageira? 
É fácil ver porque os governos devem desenfatizar o crescimento económico quando ele se prova tão ilusório. A euro-zona não é esperada crescer de todo este ano. A economia britânica está a contrair. A economia da Grécia está a encolher há anos. Até a China é esperada abrandar. Porque não desistir do crescimento e desfrutar do que temos? 
Sem dúvida este espírito passará quando o crescimento for reanimado, como está destinado a fazer. Independentemente, uma mudança mais profunda de atitude para o crescimento ocorreu, que é propensa a torná-lo uma estrela polar menos importante no futuro, especialmente em países ricos… 
…Mais igualdade não só produziria o contentamento que flui de mais segurança e melhor saúde, mas também a satisfação que flui de ter mais lazer, mais tempo com a família e amigos, mais respeito dos nossos semelhantes e mais escolhas de estilo de vida. Maior desigualdade torna-nos esfomeados por bens que contrariamente não estaríamos, ao nos recordar que temos menos que a próxima pessoa. Vivemos numa sociedade agressiva com pais carregados a turbo e mães 'tigre', constantemente se incitando a si mesmos e aos seus filhos para ficarem 'à frente.'…”
~ Robert Skidelsky, Professor emérito de Políticas da Economia na Universidade de Warwick e um colega da Academia Britânica em história e economia, "Felicidade é Igualdade" - Project Syndicate

“Você pode fazer uma experiência em que dá a dois grupos de pessoas cem dólares pela manhã. Você diz a um deles para o gastar em si mesmas e ao outro em outras pessoas. Você mede a sua felicidade no final do dia. Aqueles que gastaram em outras pessoas são muito mais felizes que aqueles que o gastaram em eles mesmos.”
~ Nic Marks
 
"O número de americanos a dizerem 'Sim, estou contente com a minha vida,' alcançou um pico em 1956 e desce lenta mas persistentemente desde então."
~ Bill McKibben

"A economia está agora completamente divorciada do mundo real, então a minha preocupação agora é que possa continuar a crescer até que a última árvore caia."
~ Helena Norberg-Hodge
Helena Norberg-Hodge é a fundadora e directora da Sociedade Internacional para a Ecologia e Cultura (ISEC) e seu predecessor, o Ladakh Project. Ela é a autora de Ancient Futures: Learning from Ladakh e co-autora de Bringing the Food Economy Home. Seus artigos apareceram em numerosos jornais tais como The Ecologist, Resurgence, e YES! magazine.

O foco especifico de Norberg-Hodge é o impacto da economia global sobre a cultura e agricultura e em especial as causas basilares das nossas crises sociais e ambientais.

Adicionalmente:
O Nascer da Cultura de Consumo
Dinheiro Compra Felicidade?

FOTO por Materials Aart @ Flickr

0 comentários: