A Importância Da Educação Enquanto Processo Vitalício


"Quando você pára de aprender você deixa de viver."

~ Adora Svitak (Skillshare Penny Conference 2012)


A vida é um constante processo de aprendizagem embora nos esqueçamos frequentemente deste facto, o nosso sistema educativo dá-nos a ilusão de que o processo termina quando saímos do sistema de ensino mas a verdade é que esse papel é substituído pelo que chamamos de cultura.

A cultura da nossa sociedade moderna contudo, produz talvez 98% das suas mensagens desprovida de mensagens realmente significativas ou que favoreçam o processo de aprendizagem, isto acontece porque ela não é concebida com esse fim.

Os media assumem o papel de professor que é deixado vago após a saída do liceu ou universidade, com isto perdemos a aptidão e a vontade de aprender, na realidade ela é muitas vezes eliminada na infância quando percebemos que os fins do sistema de ensino não são necessariamente os nossos, mas devemos realmente questionar porque compramos com tanta facilidade esta ideia?

Além do mais, porque nos acomodamos nessa altura, será devido ao esforço empregue durante anos para alcançar a meta de obter a licenciatura ou o grau académico?



"Não há sociedade no mundo que não dê prioridade à educação quando diz respeito à sua aparência pública. 
Por outro lado, se olhar para a recente eleição americana, a questão da educação nunca é mencionada e isso é porque é muito controverso o que significa a educação. 
Na minha perspectiva a educação começa no parto, senão antes, mas é também vitalícia e isso é muito importante porque costumamos pensar que a educação termina quando as pessoas estavam na secundária ou na universidade. Mas agora podemos dizer que qualquer um que pense e diga 'Bom agora sou educado e posso pôr a aprendizagem de lado..' está completamente louco."
~ Prof. Howard Gardner  

0 comentários: