Estudo: A Natureza Torna-nos Mais Atenciosos



"Bem, o principal achado deste relatório é que, quando as pessoas são expostas à natureza, isso muda as suas atitudes. Sabemos há um tempo que a natureza tem impacto sobre as pessoas ajudando-as a se curarem mais rápido e reduzir o seu stress, mas o que os nossos achados demonstram é que ela também torna as pessoas mais pró-sociais. 
Então quando as pessoas são expostas à natureza ou imersas em cenários naturais elas são mais propensas a terem melhores sentimentos para a sua comunidade, quererem dar mais às outras pessoas e serem mais preocupadas com resultados sociais."
~ Prof. Richard Ryan, Univ. Rochester 
"A natureza de uma maneira despoja os artifícios da sociedade que nos alienam uns dos outros."
~ Andrew Przybylski, co-autor do estudo
http://www.rochester.edu/news/show.php?id=3450
Viver na cidade afecta o seu cérebro, descobrem pesquisadores 
"Os cérebros das pessoas que vivem nas cidades operam diferentemente daqueles nas áreas rurais, de acordo com um estudo de exploração cerebral. Cientistas descobriram que duas regiões, envolvidas na regulação da emoção e ansiedade, se tornam hiperactivas nos citadinos quando estão stressados e discutem que as diferenças poderiam contabilizar ritmos aumentados de problemas de saúde mental vistos nas áreas urbanas."
~ Alok Jha, The Guardian
http://www.theguardian.com/science/2011/jun/22/city-living-afffects-brain 
"A representação da mulher em Cesário Verde segue as linhas orientadoras da dicotomia cidade-campo. De um lado apresenta-nos a mulher citadina, altiva, fria, fatal, complicada.. 
Do outro é-nos mostrada a mulher do campo, trabalhadora, pobre, frágil, ingénua, simples, motivo de admiração pela persistência e vontade de luta."

"Milady, é perigoso contemplá-la
Quando passa aromática e normal,
Com seu tipo tão nobre e tão de sala,
Com seus gestos de neve e de metal..."
~ Cesário Verde – Deslumbramentos

FOTO por gwaar @ Flickr

0 comentários: