A realidade..



"A realidade é o que assumimos ser verdadeiro. O que assumimos ser verdadeiro é baseado nas nossas percepções. O que percepcionamos depende do que procuramos. O que procuramos depende do que pensamos. O que pensamos depende do que percepcionamos. O que percepcionamos determina o que acreditamos. O que acreditamos determina o que assumimos ser verdadeiro. O que assumimos ser verdadeiro é a nossa realidade."
~ David Bohm 1977 
"Estou a dizer que a origem de todos os problemas está basicamente no pensamento"
"Uma das coisas óbvias erradas no pensamento é a fragmentação. O pensamento está a desmontar as coisas em pedaços que não devem ser desmontadas." 
"Na ciência, por exemplo, toda e cada coisa está fragmentada de toda e cada a outra. As pessoas dificilmente sabem o que esta a acontecer num campo de algum modo diferente. E continua. Conhecimento é fragmentado. Tudo fica desmontado." 
"O pensamento produziu tremendos efeitos externamente. E como discutiremos mais ainda, ele produz tremendos efeitos para o interior em cada pessoa. Todavia a suposição tácita no pensamento é que ele só lhe está a dizer o modo como as coisas são e que não está a fazer nada, que 'você' só está lá dentro, a decidir o que fazer com a informação. A informação assume o comando. Ela conduz-o. O pensamento conduz-o." 
"Até que o pensamento seja compreendido, melhor ainda, mais que compreendido, percepcionado, ele irá na realidade nos controlar, mas ele criará a impressão de que é nosso servo, que ele está só a fazer o que queremos que ele faça." 
"O pensamento é um sistema. Esse sistema não só inclui pensamentos, 'sentidos' e sentimentos, mas ele inclui o estado do corpo, ele inclui o todo da sociedade, pois o pensamento está a passar para trás e para a frente entre as pessoas num processo pelo qual o pensamento evoluiu desde tempos da antiguidade." 
"Penso que não estamos realmente conscientes do que está a acontecer neste sistema a que chamámos 'pensamento'. Não sabemos porque ele trabalha. Dificilmente sabemos que é um sistema, não faz parte da nossa cultura sequer admitir que é um único sistema."
~ David Bohm, Thought as a System 
"A real crise não está nestes acontecimentos com que nos confrontamos, como guerras, crime, drogas, caos económico e poluição; está realmente no pensamento que a está a produzir, constantemente. Cada pessoa pode fazer algo a respeito desse pensamento, porque está nele. Mas um dos problemas em que nos metemos consiste em dizer: "São eles que estão a pensar tudo isso e eu estou a pensar correctamente". Digo que isso é um erro. Digo que o pensamento nos impregna. É semelhante a um vírus - de algum modo isto é uma doença de pensamento, de conhecimento, de informação, espalhando-se por todo o mundo. Quanto mais computadores, rádio e televisão temos, mais rapidamente ela se espalha. E assim o tipo de pensamento que está em curso a toda a nossa volta começa a predominar em todos nós, sem sequer darmos por isso. Está a espalhar-se como um vírus e cada um de nós está a nutrir esse vírus"
~ David Bohm, "On Dialogue" (1996)

0 comentários: