Agostinho Da Silva e A Competição Na Nossa Cultura




"Maria Elisa: Portanto qual é que tem de ser a atitude dos meninos?

Agostinho da Silva: A atitude tem de ser, ao mesmo tempo, a de sonhar, a de desejar, que essa competição acabe."

Porque Abrem Os Competidores Suas Lojas Umas Ao Lado Das Outras?


"Ganância e competição não são um resultado de temperamento humano imutável… Ganância e medo da escassez estão na realidade a ser criados e amplificados. A consequência directa uma de que temos de lutar uns com os outros para sobreviver."
~ Bernard Lietaer, fundador do sistema monetário da UE
“Todos somos produtos do nosso condicionamento. Desde uma idade muito jovem somos criados com uma paixão pela competição. Adoramos vencedores, desprezamos perdedores. É nos aparafusado que vencer não é tudo, é a única coisa. Mas muito raramente somos criados para respeitar e valorizar a colaboração, já para não falar de a reconhecer e recompensar.”
~ Lloyd S. Shapley, professor emérito de economia e matemática em UCLA, foi galardoado com o Prémio Nobel em Ciências Económicas 2012
"Todos reconhecemos que vivemos numa junção muito crítica da história humana, há agora 7 biliões de nós neste planeta e seguramos tecnologias que aumentam o nosso impacto e a nossa interdependência milhares de vezes. 
Nós transformamos literalmente as condições da nossa própria existência neste planeta, mas ainda não nos adaptámos as estas novas condições nas quais vivemos. E precisamos urgentemente de o fazer, porque até que o façamos a balança do sofrimento humano e a balança da degradação ecológica neste planeta continuarão a aumentar. 
Uma das coisas que acredito que precisamos de fazer em prol de nos adaptarmos a esta nova realidade na qual vivemos, é avançarmos além do que chamo a 'cultura da competição'.."
~ Michael Karlberg, professor no Departamento de Comunicação da Universidade de Washington Ocidental
"Se falar com pessoas em culturas aborígenes ou indígenas descobre que o valor social mais alto é a cooperação e que a competição é um valor muito inferior e competição além de certos limites é considerada enfermidade mental. 
E olha para a nossa cultura e a cooperação é considerada um valor relativamente inferior e a competição e considerada o mais alto valor, nós celebramos os mais poderosos competidores."
Todos os factores que estão por trás do sucesso Finlandês parece estar no oposto do que está a tomar lugar nos Estados Unidos e em maioria do resto do mundo, onde competição, contabilidade baseada em testes, padronização e privatização parecem dominar.” 
Em vez de competição, a Finlândia decidiu que a cooperação e ajuda mútua como uma questão de política. Os estudantes são raramente testados. Em vez disso, eles ensinam-se uns aos outros nas aulas. Cada estudante recebe atenção pessoal até que ele esteja a par com os outros estudantes. Esta atitude estende-se aos professores e escolas também:
“Uma das maneiras pelas quais os professores melhoram é ao aprenderem de outros professores. As escolas melhoram quando elas aprendem de outras escolas. Isolamento é o inimigo de todo o melhoramento.
~ Pasi Salhberg, Finnish Lessons 
"..Se encontro pessoas que dizem, «Bom, o mundo natural é baseado em competição, obviamente isso significa que precisamos de basear a nossa sociedade na competição», então sinto que enquanto biólogo que tenho uma tarefa de zelar para que a visão do mundo natural seja na realidade correcta. 
É uma visão "social darwinista" mas a razão pela qual lhe chamamos "darwinismo social" é porque não é verdadeiro darwinismo. 
O próprio Darwin não pensava deste modo necessariamente e isso veio de um filósofo que viveu no seu tempo chamado Herb Spencer que traduziu o que ele pensava que acontecia na natureza para o que a sociedade devia fazer.."
~ Frans de Waal, primatólogo http://youtu.be/iT_rMI2L-MM
Na realidade esta questão não existe meramente desde Darwin, individualmente condenamos a desigualdade mas a nossa cultura eleva-a constantemente. Por exemplo, preferimos os fortes e heróis aos fracos e falhados, os belos aos feios, ou seja, há algo de errado no modo como pensamos e, e isso alimenta o que na realidade resulta no que menos desejamos, como Plutarco afirmou no seu tempo, "Um desequilíbrio entre ricos e pobres é a mais antiga e mais fatal enfermidade de todas as repúblicas."
"Os humanos dentro deste planeta são agora a mais nova experiência do universo no que, biologicamente, parece sempre se resumir a ciclos: de união a individuação, através dos quais se surge conflito, negociações acontecem, é alcançada cooperação e voltamos à união de novo no próximo nível superior. 
E é por isso que a história da evolução é tão importante hoje, para nos ajudar a compreender onde a humanidade está e qual é o nosso próximo passo.”
~ Elisabet Sahtouris PhD, Bióloga Evolucionária e Futurista 
"Na ciência começámos como físicos Newtonianos e começámos ao fingir que éramos máquinas, essa foi a visão mundial durante algum tempo, isso mudou com a entrada da biologia. 
A biologia tem uma visão diferente do ser humano por completo, a biologia diz que, bem, somos máquinas mas somos máquinas com competição, com sobrevivência em mente e lutamos pela nossa sobrevivência, competimos. Então os nossos mais altos valores são importantes somente se forem importantes para a sobrevivência, fora da sobrevivência não há outro ímpeto para o ser humano. 
E devido a esta ideia nos tornámos, como sabem, extremamente competitivos na nossa sociedade. Se alguém tem algo eu tenho de o ter, se alguém não tem, eu tenho de o obter antes que ele o obtenha. Esta ideia está a causar o caos na nossa sociedade.
"Ao fingirmos ser algo, estamos a tornar-nos esse algo. Ao fingirmos ser matéria sem sentido e é tudo, estamos a excluir os aspectos mais delicados da vida, estamos a excluir os aspectos da mais delicados da nossa experiência e isto é um assunto muito sério."
~Amit Goswami, PhD, professor emérito no departamento de física teórica da Universidade de Oregon http://youtu.be/3RIwZaKaj8A

0 comentários: