Albert Einstein Sobre A Sociedade


Na foto Einstein e Rabindranath Tagore, Julho, 1930
"Há pessoas que constroem coisas e há pessoas que deitam coisas abaixo. Recorde-se simplesmente de que lado você está."
~ Albert Einstein 
"Alcancei agora o ponto em que posso indicar abreviadamente o que para mim constitui a essência da crise do nosso tempo. Ela diz respeito ao relacionamento do indivíduo à sociedade. 
O indivíduo tornou-se mais consciente que nunca da sua dependência da sociedade. Mas ele não experimenta a sua dependência como um bem positivo, como um laço orgânico, como uma força protectora, mas em vez disso como uma ameaça aos seus direitos naturais, ou até à sua existência económica. 
Além do mais, sua posição na sociedade é tal que os impulsos egoístas da sua composição estão constantemente a ser acentuados, enquanto que os seus impulsos sociais, que são mais fracos por natureza, progressivamente se deterioram. 
Todos os seres humanos, qualquer que seja a sua posição na sociedade, estão a sofrer deste processo de deterioração. Desconhecedores prisioneiros do seu próprio egoísmo, eles sentem-se inseguros, sós e privados do ingénuo, simples e não sofisticado prazer da vida.
O homem consegue encontrar sentido na vida, curta e perigosa como ela é, somente ao se devotar a si mesmo à sociedade.”
~ Albert Einstein, 1949 
“Estou convencido que há apenas uma maneira de eliminar estes graves males..” 
“Em tal uma economia, os meios de produção são detidos pela própria sociedade e são utilizados de um modo planeado. Uma economia planeada, que ajusta a produção às necessidades da comunidade, distribuiria o trabalho a ser feito entre aqueles capazes de trabalhar e garantiria uma vida a cada homem, mulher e criança. 
A educação do indivíduo, em acréscimo a promover as suas habilidades inatas,tentaria desenvolver nele um sentido de responsabilidade pelos seus semelhantes no lugar da glorificação do poder e sucesso na nossa presente sociedade.”
~ Albert Einstein, Why Socialism

0 comentários: