Astronautas Partilham O Que Mudou Quando Desceram Lá De Cima


"Amei demasiado as estrelas para ter medo da noite" ~ Galileu
Astronautas partilham o que mudou quando desceram lá de cima:


"Estamos a atravessar um terreno que nós, enquanto espécie e como um planeta no geral, não tínhamos visto anteriormente. Enfrentamos uma crise ecológica que tem a capacidade de alterar tremendamente a vida na Terra. 
Hoje temos não só uma crise ecológica, temos também uma espécie de crise da história. Serve isto para dizer: há algo de muito errado na maneira como compreendemos quem nós somos e o nosso relacionamento com a Terra. 
Começamos a nos ver a nós mesmos como separados da natureza. Então caímos na armadilha de pensar que podemos agir praticamente independentemente do mundo. 
A pergunta não é: precisamos de uma nova história? Mas: precisamos de uma nova maneira de contar a história? 
Fomos separados do planeta, fomos alienados do planeta, então precisamos de uma imagem ampla que nos ligue aos contextos e às realidades nas quais estamos centrados. 
Central a isso é que a Terra é vista como um sistema vivo … um ser vivo. Onde tudo o que somos, e tudo o que alguma vez poderemos ser, está dependente desta grande, verdejante, fértil, sensível, intimamente entrelaçada teia da vida. 
A única maneira viável de viver nesta Terra é criar as condições que são condutoras à vida. Tudo o resto que façamos além disso prejudica-nos, porque é o nosso ser. 
Fazemos parte de um processo evolucionário revelador que incluí todos os seres e tem 100 biliões de galáxias de amplidão."
~ Continuum 

"Esta visão da terra do espaço, esta perspectiva da terra inteira penso ser o verdadeiro símbolo desta era. 
E o que penso que vai acontecer é que vai haver maior e maior interesse em comunicar esta ideia porque afinal de contas é a chave para a nossa sobrevivência. Nós temos de começar a agir como uma espécie, com um destino, nós não vamos sobreviver se não fizermos isso."
~ The Overview Effect, O Efeito Da Visão Global
FOTO por Ars Electronica Center @ Flickr

0 comentários: