Como Está A Internet A Mudar A Maneira Como Pensamos?




“O campo é a única agência governamental da partícula.” 
~ Albert Einstein

É certo que já se aperceberam que algo é diferente em relação à mentalidade das últimas gerações, que parecem como que desligadas do mundo no geral.

A Internet permitiu-nos nas últimas décadas o simulacro perfeito, em todas as áreas, desde a educação, economia, psicologia e até política, o acesso à informação e o plano "quase etéreo" da rede. Na rede não há caras, só IPs, o anonimato e o comportamento social nas redes permite-nos prever doenças, votos e contágio de todas as maneiras e feitios.

A web está a mudar a maneira como pensamos e há uma disciplina que estuda os comportamentos na rede, a sociologia do futuro, Teoria das Redes.




Esta nova mentalidade é correspondente ao conflito com a mentalidade ou o modo de pensamento anterior, porque é essencialmente oposto, é precisamente o contrário do mundo em que vivíamos até agora. Ele é não-hierárquico, cooperativo, interdependente, unificador, global, integral e colectivista e contém muitas mais características que ainda estão por se revelar.



"Há imensos padrões com os quais trabalhamos numa base diária, somos limitados espacial e temporalmente pelo nosso meio ambiente, que também nos limita e nos impõe certos padrões que são matematicamente retratáveis e estes padrões também têm um poder previsível."
~ Albert-​​László Barabási, físico
Orwell deve andar às voltas neste momento, mas sabiam que hoje é possível prever o comportamento humano em 93% ?


"A história está cheia de exemplos de tecnologias que se tornaram obsoletos como consequência do progresso. Alguns poucos que vêem à mente são máquinas de fax, a lista das páginas amarelas (entregues quer queira ou não!) e é claro, bom velho álbum de fotos de família, todos os quais são agora felizmente difíceis de nos cruzar com eles. Nesta publicação gostaria de sugerir audaciosamente que a hierarquia corporativa, sim, essa tabela pirâmide multi-camadas tem uma série competição a seu caminho, a rede. 
Na última semana enquanto negociava o meu percurso pela hora de ponta no trânsito tive sorte suficiente de apanhar uma entrevista com Steven Johnson autor de Future Perfect: The Case for Progress in a Networked Age onde ele apresenta uma nova visão mundial sobre o presente modelo político. Johnson usa a Internet como uma metáfora para descrever as formas emergentes de organizações institucionais e comportamentais e sublinha o enorme poder das redes P2P para adaptar e prosperar no nosso mundo interligado."
~ Integrate! Grupo de consultadoria

Thomas Malone, especialista em inteligência colectiva, sobre tomada de decisões descentralizada:
"Os benefícios de tomada de decisões descentralizada são que as pessoas são mais motivadas. Elas são também mais criativas.."



Vídeos:


Artigos:

0 comentários: