Como Não Estar Sozinho

"A sociedade só se preocupa com o indivíduo enquanto ele for lucrativo. Os jovens sabem isto, sua ansiedade quando entram na vida social corresponde à angústia dos velhos quando são excluídos dela." 
~ Simone de Beauvoir
"Tecnologia pode tornar mais fácil comunicar electronicamente, mas mais difícil de o fazer emocionalmente" 
"Psicólogos que estudam empatia e compaixão estão a descobrir que ao contrário das nossas respostas praticamente instantâneas à dor física, leva mais tempo para o cérebro compreender as dimensões psicológicas e morais de uma situação. Quanto mais distraídos nos tornamos, quanto mais ênfase colocamos na velocidade às custas da profundidade, menos prováveis e capazes seremos de nos preocupar..."

~ Jonathan Foer, "Como Não Estar Sozinho"
http://www.nytimes.com/2013/06/09/opinion/sunday/how-not-to-be-alone.html?smid=fb-share&_r=2

Conexão: O Coração da Nossa Humanidade
Tornou-se terrivelmente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.» 
Albert Einstein fez essa afirmação nos anos 50, num mundo de televisão a preto e branco e linhas partidárias de telefone. Então quanto mais verdadeiro é hoje em que as pessoas enviam mensagem em vez de falar e as mensagens instantâneas só acrescenta combustível à nossa inclinação para a gratificação instantânea. 
Mas, até se o que Einstein disse fosse verdade, e depois? 
..Outro sintoma deste distanciamento da nossa humanidade é que a liderança hoje parece praticamente impossível quando a preocupação pelo bem comum foi substituída pelo interesse egoísta. Civismo e procurar soluções de compromisso foram substituídas com estridentes exigências como "Eu quero-o à minha maneira ou de maneira alguma". 
Talvez se esteja a questionar o que pode você fazer para testar se há valor para si ao se conectar com os outros. Aqui está uma solução simples. Experimente-a se notar uma diferença. 
Uma vez por dia, quando se estiver a preparar para enviar mensagem ou e-mail a alguém, ligue-lhes e fale em vez disso. Melhor ainda, se é alguém no trabalho ou alguém próximo a onde se encontra, vá até lá e entregue a sua mensagem em pessoa. Veja se há uma abertura natural para fazer contacto físico com eles, um aperto-de-mão ou simplesmente um toque no braço. Veja como é realmente fazer uma conexão humana."
~ Gregory Stebbins, "Conexão O Coração Da Nossa Humanidade"
http://www.huffingtonpost.com/gregory-stebbins/connection-the-heart-of-o_b_1202950.html


FOTO por Baptiste Pons @ Flickr

0 comentários: