Conectar Para Prosperar

"Todos sabemos o ABC da saúde: come os teus vegetais, vai ao ginásio e obtém repouso adequado. Mas quantos de nós sabem que a conexão social é igualmente importante? 
A conexão social melhora a saúde física e bem-estar psicológico. Um estudo revelador demonstrou que uma falta de conexão social é um prejuízo maior para a saúde que a obesidade, fumar e elevada pressão arterial. Pelo reverso da medalha, forte ligação social conduz a um aumento de 50% da longevidade. 
A conexão social fortalece o nosso sistema imunitário (investigação por Steve Cole demonstra que genes influenciados pela conexão social também programam para a função imunitária e inflamação), ajuda-nos a recuperar das doenças mais rápido e pode até prolongar a nossa vida.

As pessoas que se sentem mais ligadas às outras têm taxas mais baixas de ansiedade e depressão. Além do mais, estudos demonstram que elas têm também auto-estima mais elevada e são mais empáticas para as outras, confiam e cooperam mais com elas. Conexão social deste modo gera um ciclo de feedback social, emocional e de bem-estar físico. Infelizmente, o oposto é também verdadeiro para aqueles que carecem de ligação social. Baixa conexão social tem estado geralmente associada a diminuição na saúde física e psicológica bem como uma maior propensão ao comportamento anti-social que conduz a maior isolamento." 
"Brene Brown, Professora na Universidade de Houston Graduate College de Trabalho Social, especializa-se na conexão social. Numa entrevista, ela disse-me: “Uma profunda sensação de amor e pertença é uma necessidade irresistível para todas as pessoas. Estamos biológica, cognitiva, física e espiritualmente programados para amar, sermos amados e pertencer. Quando essas necessidades são encontradas, elas não funcionam como deviam funcionar. Nós quebramos. Desmoronamos. Entorpecemos. Sentimos dor. Magoamos os outros. Adoecemos.” 
Somos profundamente criaturas sociais. Podemos pensar que queremos dinheiro, poder, fama, beleza, juventude eterna ou um novo automóvel, mas na raiz de maioria destes desejos está uma necessidade de pertença, de ser aceite, de nos conectarmos aos outros, de sermos amados. Orgulhamos-nos a nós mesmos da nossa independência, ao nos puxarmos a nós mesmos para cima pelas nossas próprias iniciativas, tendo uma carreira bem sucedida e acima de tudo não dependendo de ninguém. Mas como os psicólogos, desde Maslow a Baumeister, repetidamente salientaram, a verdade da questão é que uma sensação de conexão social é uma das nossas necessidades humanas fundamentais." 
"É tímido? E difícil para si encontrar pessoas? Não se preocupe. O facto mais interessante sobre conexão é que ela não tem nada a ver com o número de amigos que tem no Facebook ou a quantidade de grupos comunitários aos quais pertence. Se é um solitário ou introvertido, ainda pode colher os benefícios. Como é possível? 
Uma sensação de conexão é interior: Pesquisadores concordam que os benefícios de conexão estão na realidade ligados à sua sensação subjectiva de conexão. Por outras palavras, se você se sente conectado aos outros por dentro, você colhe os benefícios da mesma! Isso são boas notícias. Enquanto muitos de nós podem nem sempre controlar o número de amigos que têm, uma coisa pelo que podemos tomar responsabilidade é o estado da nossa mente. Alguma vez se sentiu só numa multidão ou num grupo dos seus conhecidos? Do mesmo modo, é possível se sentir conectado num grupo de estranhos. Conseguimos alimentar, nutrir e construir a nossa sensação interior de conexão. Só falta um pouco de coragem e espírito de aventura."
~ Emma M. Seppala, Ph.D



“As pessoas sentem-se mais conectadas às outras têm taxas de ansiedade e depressão menores. Além do mais, estudos demonstram que elas também têm auto-estima mais alta, são mais empáticas com as outras, mais confiáveis e cooperativas e, como consequência, as outras são mais abertas a confiar e cooperar com elas. Conectividade social deste modo gera um loop de feedback positivo de bem-estar físico, social e emocional. 
Infelizmente, o oposto é também verdade para aqueles que carecem de conexão social. Baixa conexão social tem sido geralmente associada a declínios na saúde física e psicológica bem como uma propensão mais alta para o comportamento anti-social que conduz a maior depressão.” 
~ Emma M. Seppala, Ph.D



FOTO: por kurichan+ Leeds Flickr Group @ Flickr

0 comentários: