Crise Na Família


Concertar A Unidade Familiar Quebrada
"A verdadeira unidade social é a família, é essencialmente no plano da família que a sociedade é construída. Numa família os instintos sociais e pessoais são fundidos e reconciliados, numa família, também, o princípio da subordinação e cooperação mútua são exemplificados. O doméstico é a base de toda a vida social. A tendência moderna, deste modo, a atacar a instituição da família é um sintoma alarmante de desorganização social."
~ Auguste Comte
A crise é uma crise especial que só conseguimos solucionar através de um novo homem, um novo casal e não através de pequenos conselhos que as pessoas obtêm do seu terapeuta e saem do consultório felizes. Não há remendo rápido para estes problemas.

A crise está aqui especialmente devido à necessidade de um novo homem. Até agora vivemos e desenvolvemo-nos pelo nosso ego até que alcançámos a última fase de desenvolvimento.

A nova tecnologia está a tirar os homens do seu lugar habitual, levámos aldeões para a cidade, fizemos-os quebrar ligações com a sua família. Começámos a quebrar a família há 200 anos atrás quando a revolução tecnológica começou.

Estamos num lugar de renovação especial que nos está a obrigar a mudar o próprio homem. Caso contrário as famílias não sobreviverão, não haverá uma nova geração e até na economia e tecnologia sentimos uma falta de ligação, que é o verdadeiro problema nas famílias, comércio, indústria e a sociedade em geral.

«”Com este anel eu comigo casei.” Jennifer Hoes acaba de celebrar o seu nono aniversário de casamento consigo mesma. No seu 30º aniversário em 2003, a mulher holandesa teve um auto-casamento, completo com cameras.» 
~ Craig Johnson, HNL, "Auto-Matrimónio, Mulher Casa Consigo Mesma"
“Em Tóquio casais fazem parte de cerimónias de divórcio e conjuntamente seguram um martelo para esmagar um anel de casamento simbólico”
~ Ewan Morrison, "Porque o Capitalismo Quer Que Fiquemos Solteiros" - Guardian
“Não há dúvida que a crise está a empurrar as pessoas para ficarem juntas,” disse José María Redondo, a representante do conselho, que atribui a queda na taxa de divórcio à explosão da bolha imobiliária e duros tempos económicos.”
~ Dan Bilefsly, "Tempos Difíceis Em Espanha Forçam Casais Em Conflito A Atrasar O Divórcio"


“Bom, o termo pensamento dos sistemas é realmente mal entendido e eu uso-o com muito cuidado. Primeiro, ambas as palavras são problemáticas mas a palavra sistema é a mais problemática, a primeira imagem que aparece na cabeça das pessoas é um sistema computorizado (…) A segunda associação mais comum é o sistema de controlo e gestão, ‘a culpa não é minha, é do sistema estúpido’, certo? 
Então estas são as duas associações que vêm às pessoas e nenhuma delas é o que estamos a fazer que elas entendam. Então, sempre que estou a tentar que elas compreendam o que a palavra sistema significa normalmente começo ao dizer, ‘Você faz parte de uma família?’. 
Todos respondem que são uma parte de uma família, ‘Já viram na família as pessoas a produzirem consequências, dentro da família, como as pessoas agem, como as pessoas se sentem, que não são o que ninguém pretende?’ Sim, ‘Como é que isso acontece?’ 
Bem, então as pessoas contam as suas histórias e pensam sobre isso mas isso então aterra as pessoas, não na gíria dos sistemas ou do pensamento dos sistemas, mas a realidade que vivemos numa realidade de teias de interdependência, uma família é uma tecida muito apertadamente, conseguem praticamente ver todos os actores chave. 
Mas ainda assim embora consigam identificar de uma lista de 15 nomes, aqui estão todas as pessoas da minha família imediata, ainda assim a complexidade de interacções entre todas essas pessoas é obviamente tal que consistentemente as famílias produzem resultados que ninguém quer. O que é a outra razão fundamental por trás de tudo isto, não é entre aspas ‘compreender sistemas’, que é uma abstracção, é compreender como os problemas que são mais incómodos e difíceis e intransigentes, com os quais todos lidamos, vêm a ser.” 
~ Dr. Peter Senge, Navegando as Teias da Interdependência

Elevar-nos Acima De Tudo Melhora Os Nossos Relacionamentos

Embora por natureza adoremos dobrar todos à nossa vontade, vemos que na realidade não somos capazes de fazer nada. É a fraqueza do nosso ego e devemos neutralizar-nos a nós mesmos e nos julgar a nós mesmos de uma maneira neutra e da sua ligação com os outros.

Se queremos desenvolver um bom relacionamento com aqueles que nos rodeiam, idilicamente as pessoas ao meu redor também estarão a atravessar o mesmo processo de se elevarem acima de si mesmas e se conectarem a mim de uma maneira objectiva.


Colocar As Necessidades Dos Nossos Parceiros Acima Das Nossas

Precisamos de verificar o que o nosso parceiro precisa. Cada um deve revelar ao outro o seu coração, o que eles precisam e como gostariam de receber do seu parceiro. Estas demonstrações de amor e atenção. Aqui chegamos a uma fase na qual cada um faz um esforço para ajudar o outro a o compreender, o sentir, viver nele, sentir o que ele carece como a nós mesmos e sentir o preenchimento das suas carências como sentimos às nossas próprias. Amor é chamado união.


O Medo Masculino Do Compromisso

O problema de uma jovem mulher: Vivi com o meu namorado durante 3 anos, esperámos pela altura em que levaríamos as coisas para o próximo nível. Quanto mais falámos sobre o casamento e a data se aproximava ele ficou mais e mais stressado. Quando chegou a altura ele ficou com medo e deixou-me. Posteriormente ele quis voltar mas não se quis obrigar a si mesmo a falar sobre um casamento. Ele quer continuar da maneira que éramos. Eu sei que ele me ama e exactamente a mesma coisa aconteceu a um amigo nosso. Porque é difícil para um homem se comprometer a uma mulher?

Todas as suas outras obrigações não são eternas mas neste caso ele está a comprometer-se a si mesmo a uma coisa a que ele não consegue fugir. Um homem sente-se como se estivesse algemado. Ele sente como se estivesse na prisão, uma prisão interna. Nem sequer uma prisão externa de que podes fugir.

Ele é uma criança e sente-se bem somente quando se sente completamente livre como se corresse pelo campo e a sua mãe olhando por ele. É isso o que os homens querem, serem capazes de correr e voltar para casa e serem recebidos com calor e amor.

Neste caso ele sente que te deve alguma cisa, mas ainda tem a sua porta aberta nas traseiras. Se esta porta para a sua liberdade for fechada, isso será muito difícil para ele aceitar. É muito assustador para eles.


Ver O Mundo Através Dos Olhos Da Minha Esposa

Vemos da natureza que quanto mais as coisas avançam mais complexas elas são. A evolução exige que hajam partes opostas, cada uma com o seu próprio plano/progresso, cada uma está fechada, como o coração, fígado e pulmões, cada uma concretiza o seu trabalho pelo bem do corpo inteiro e somente à extensão que cada parte existe e esta correctamente ligada às outras, de acordo com isso podemos medir a saúde de um corpo.

Não é que cada uma seja saudável mas em vez disso a ligação entre elas é saúde. A ligação é mais importante que a saúde de cada parte. Este sistema precisa de estar em equilíbrio. Assim também na sociedade humana que também é um sistema, aqui também têm de haver partes diferentes na sua singularidade. Vemos como quanto mais os países são desenvolvidos mais escritórios eles têm e organizações. A pergunta é: estão eles ligados correctamente? É disso que o nosso desenvolvimento depende. 

O mesmo serve para sistemas mais pequenos tais como a família onde é claro que me encontro oposto à minha esposa e somos ambos sistemas muito complexos e sabemos que praticamente não nos conhecemos um ao outro e muito menos à pessoa a nossa frente.

Então onde começamos? Para os animais é simples, eles cheiram e provam-se um ao outro e é tudo, eles têm um laboratório interior para saber se esta é uma boa correspondência ou não. As pessoas não têm tal teste. Pelo contrário, somos completamente cegos. Baseando-nos em todos os tipos de valores de Hollywood olhamos para a nossa futura esposa e vemos se ela condiz de acordo com o padrão que Hollywood forneceu. É tão tolo que baseamos as nossas decisões e imaginamos que teremos um bom futuro. 

Na família temos dois sistemas que precisam de entrar numa combinação muito especial que eles mesmos precisam de forjar, e todos estes sistemas são muito dinâmicos.


Infidelidade

Estamos nos nossos cinquenta, os nossos três filhos saíram de casa e estamos sozinhos. Eu amo a minha esposa, ela é o amor da minha juventude. Eu invisto imenso em casa, mas ao mesmo tempo conheci uma jovem mulher e apaixonei-me com ela. Tentei escondê-lo durante muito tempo da minha esposa porque sabia que isso a aborreceria. No fim ela descobriu e isso causou um enorme problema. Percebi realmente quanta dor lhe causei e às crianças, mas amo realmente a jovem mulher e amo a minha esposa. Estou realmente dividido. Tentei superá-lo antes que a minha esposa descobrisse e não deu certo. Sei que é também muito doloroso para a jovem mulher e especialmente para a minha esposa porque estamos juntos há tantos anos. Como homem não sei o que fazer.

Até se ele decidir ficar em casa ele não se desliga emocionalmente do novo amor e ele está realmente a sofrer, ele quer realmente ajuda para se desligar do novo relacionamento mas não consegue. 

Como parece do lado de fora. Estes são os meus atributos, como me relaciono à vida, os meus desejos, o que me inspira positiva ou negativamente, como me relaciono aos meus filhos. Desenhemos uma imagem objectiva de quem eu sou. 

Outra mulher recorda-me alguém da minha infância, esse é normalmente o principal problema.


Como Construir Bons Relacionamentos Sociais

A questão é como construir bons relacionamentos. Portanto até a pessoa que só trabalha e vai para casa ver futebol, só se sente bem se estiver a receber uma boa vibração desse meio ambiente. A nossa solução é simples, como lhe ensinamos a mudar o meio para que seja bom para ele. Organizar pessoas num grupo de uma maneira que seja bom para elas, para que elas sintam a vida como boa. As pessoas só precisam de uma breve explicação de como serem felizes. Elas conseguem viver mais desta maneira. Uma pessoa que tem um bom meio ambiente torna-se mais benéfica para a sociedade, ela é melhor no trabalho, etc. Níveis de criminalidade descem e toda a sociedade ganhará disto.

Foto por Amanda D. Olson @ Flickr

0 comentários: