Reconhecimento De Padrões e Reunião De Informação

"Gerar ligações interessantes entre assuntos dispares é o que torna a arte tão fascinante de criar e ver . . . somos forçados a contemplar um padrão novo e superior que liga os inferiores juntos."

~ Daniel Bor, The Ravenous Brain 
"Ultimamente, a palavra "curadoria" parece ser usada numa maior variedade de contextos que alguma vez no passado, em referência a tudo desde exposições de impressões de mestres antigos aos conteúdos de uma loja temática. 
O risco, é claro, é que a definição possa expandir além da funcional usabilidade. Mas creio que a 'curadoria' encontra uma aplicação cada vez mais ampla devido a uma característica da vida moderna que é impossível ignorar: a incrível proliferação de ideias, informação, imagens, conhecimento disciplinar e produtos materiais que todos testemunhamos hoje. 
Tal proliferação torna as actividades da filtragem, capacitação, síntese, contextualização e recordação mais e mais importantes enquanto ferramentas básicas de navegação para a vida do século XXI. 
Estas são as tarefas do curador, que não é mais compreendido simplesmente como a pessoa que preenche um espaço com objectos mas como a pessoa que trás diferentes esferas culturais ao contacto e faz junções que permitem que resultados e encontros inesperados ocorram."

~ Hans-Ulrich Obrist
"Criatividade é subtracção."

~ Austin Kleon 
"O verdadeiro cerne da questão da selecção, contudo, vai mais fundo que um atraso na adopção de mecanismos pelas bibliotecas, ou uma falta de desenvolvimento de dispositivos para o seu uso. 
A mente humana não funciona dessa maneira. Ela opera por associação. Com um item na sua posse, ela segura instantaneamente o próximo que é sugerido por associação de pensamentos, de acordo com certa teia complexa de trilhos transportados pelas células do cérebro. Ela tem outras características é claro, trilhos que não são frequentemente seguidos são propensos a esvaecer, itens não são totalmente permanentes, a memória é transitória. Todavia a velocidade da acção, a complexidade dos trilhos, o detalhe das imagens mentais, é admiravelmente inspirador além de tudo o resto na natureza."

~ Vannevar Bush
"Consciência e agrupamento permitem-nos tornar o aborrecido sucedimento de episódios independentes das nossas vidas numa reluzente e densa teia, interligada por todas as miríades de padrões que avistamos. 
Ele torna-se um ciclo de feedback positivo, tornando a detecção de novas ligações mais fáceis que nunca e cria um domínio maduro para compreender como as coisas realmente funcionam, de alcançar esse reino poderosamente supremo de discernir o mecanismo das coisas. Ao mesmo tempo, o nosso sistema de memória torna-se de longe mais eficiente e inteligente, que alguma vez podia ter sido sem tais refinados métodos de extrair a estrutura útil de dados brutos."

~ Daniel Bor
"Dei imenso pensamento ao tópico de maneiras diferentes de pensar. Na realidade, minha busca deste tópico me conduziu a propor uma nova categoria de pensador em acréscimo aos tradicionais visual e verbal: pensadores de padrões."

~ Temple Grandin, Como Uma Maneira Inteiramente Nova, Autista de Pensar Alimenta Sillicon Valley


Mais sobre reconhecimento de padrões:


0 comentários: