Futuros Distópicos

“Estamos simplesmente a tentar encaixar as coisas velhas na nova forma, em vez de questionar o que vai a nova forma fazer a todas estas suposições que tínhamos anteriormente.”
~Marshall McLuhan

Animação do filme Wall-e retrata um não muito distante futuro\presente
"A tecnologia causa problemas bem como soluciona problemas. Ninguém percebeu uma maneira de garantir que, a partir de amanhã, a tecnologia não crie problemas. A tecnologia significa simplesmente poder aumentado, que é o porquê de termos os problemas globais que hoje enfrentamos."
~ Jared Diamond  
"Se examinarmos a história, vemos que à medida que evoluímos, tornámo-nos cada vez mais removidos de trabalhar para obter as necessidades básicas. Em vez disso, avançámos para o comércio, indústria, cultura, educação, arte, lei, contabilidade, moda, os media, nenhum dos quais é uma área necessária para a existência. Estas são mais um adjunto às nossas necessidades para a existência, todavia elas compõem 90% das ocupações na sociedade humana! 
As pessoas nas grandes cidades não trabalham na agricultura. Elas não têm animais de criação e elas não trabalham em indústrias. Elas fazem a vida ao se servirem umas às outras em várias maneiras que não são necessárias para o sustento. 
Na realidade, milhares de pessoas nas grandes cidades podiam potencialmente ficar sem trabalho e incapazes de prover para si mesmas. Elas não conseguem produzir a sua própria comida e em caso de uma crise económica e despedimentos massivos, como sustentaríamos os biliões de pessoas que vivem nas grandes cidades?"
~ Connected by Nature's Law
e-book gratuito @ http://we.tl/AG45ZCjxXw
página do autor http://bit.ly/19BF2P9
"É eminentemente praticável não só fornecer completo apoio à vida de todos os humanos mas também permitir o desfrutar individual de todos humanos de toda a Terra sem que qualquer um lucre às custas do outro sem quaisquer indivíduos interferirem com outros."
"A especialização gerou sentimentos de isolamento, futilidade e confusão nos indivíduos. Ela também resultou no abandono da responsabilidade individual de pensar e acção social pelos outros. Especialização origina preconceitos que por fim se agregam como discórdia internacional e ideológica, que por sua vez conduzem à guerra."

~ R. Buckminster Fuller
http://www.brainpickings.org/index.php/2013/03/08/buckminster-fuller-synergetics/ 


Tecnologias Disruptivas: Avanços Que Transformarão A Vida, Negócios e a Economia Global
"A parada incansável de novas tecnologias está a revelar-se em muitas frentes. Praticamente cada avanço é contabilizado como uma descoberta e a lista das "próximas grandes coisas" cresce cada vez mais. Nem todas as tecnologias emergentes alterarão o plano dos negócios ou social, mas algumas têm verdadeiramente o potencial de romper o status quo, alterar o modo como as pessoas vivem e trabalham e reordenar conjuntos de valores."
~ Relatório por: James Manyika, Michael Chui, Jacques Bughin, Richard Dobbs, Peter Bisson, e Alex Marrs

“Hoje temos acesso a tecnologias altamente avançadas, mas o nosso sistema social e económico não acompanhou as capacidades tecnológicas que criariam facilmente um mundo de abundância, livre de servidão e dívida para todos os povos da terra.”
~ Dr. Arthur B. Shostak, http://bit.ly/19B3Upn
"Tornámo-nos conhecedores do esotérico. E no processo, estamos a tornar-nos mais sobre nós mesmos.."

~ Jeff Goodby
FOTO por ePublicist @ Flickr

1 comentário:

  1. "O perigo do passado era que os homens se tornassem escravos. O perigo do futuro é que os homens se tornem autômatos." ~ Erich Fromm

    ResponderEliminar