Geração Wii ou Geração Nós?


«Ivan Boesky deu um discurso de licenciatura no campus de Berkeley - "Ganância é saudável." 
Um ano mais tarde no filme "Wall Street", Gordon Gekko transformava essa frase em Ganância É Boa: "Somos máquinas de gratificação egoístas. Felicidade encontra-se nas buscas materiais. As preocupações dos outros não são as nossas. Altruísmo é uma ilusão. O mal na natureza humana é mais forte que o bem.”
O Prof. Dacher Keltner, Universidade de Berkeley 2012:
"Essa frase e sua ideologia acompanhante foi o mantra da minha geração e estudos científicos demonstram o que nos trouxe: 
Aumentos na solidão e perda de amigos, uma perda de confiança nas nossas comunidades e instituições, aumentos em narcisismo e quedas em empatia, picos de ansiedade, ao ponto que 75 por cento dos americanos agora dizem que estão demasiado stressados, e o recente colapso económico, o um por cento isolado e níveis de desigualdade nos Estados Unidos que estão literalmente a abreviar as vidas dos nossos cidadãos.”
O Prof. Dacher Keltner entregou o discurso de começo por licenciar estudantes na Universidade da Califórnia, Berkeley, pedindo-lhes que procurassem o melhor em si mesmos e na humanidade. 
"...Os princípios do amor e cuidado podem manifestar-se quando humanos se começam a conectar ao que é externo a si mesmos. A nossa geração jovem demonstra grande potencial para começar a edificar um meio influente para esta direcção. 
Nas palavras do poeta Percey Shelley "Os grandes segredos da moral são o amor, ou uma saída da nossa própria natureza e uma identificação de nós mesmos com o belo que existe no pensamento, acção, ou pessoa, não nos nossos.” 
Escuto-o nas novas perguntas que fazem na sala de aula e na vossa investigação e vejo-o nas vossas acções no mundo. Estão a usar a ciência psicológica para humanizar o sistema de justiça criminal, a destigmatizar a doença mental, a criar meios de carinho que constroem ligações mais fortes nos lobos frontais, reduzir o stress, o nosso maior assassino, na sistema de saúde, a tornar o Facebook mais gentil. 
Vocês são a Geração Nós. E não pretendo dizer a consola de vídeo-jogos Wii, ou “wee” no sentido britânico do sentido "pequeno", ou "oui" da palavra francesa para 'sim', ou "we" como a criança de dois anos de idade que diz que tem de ir à casa de banho. 
Pretendo dizer "we" como nós, nós como esta espécie humana, nós como humanidade comum, nós como todos os seres sensíveis.”»
~ Dacher Keltner é presentemente Professor de Psicologia na U.C. Berkeley e director fundador de faculdade da Greater Good Science Center e co-editor da revista Greater Good, um centro interdisciplinar que está a traduzir a ciência da felicidade e compaixão para milhares de educadores, praticantes, pais e cidadãos preocupados.

Os excertos citados foram retirados do artigo: Generation Wii… or Generation We?
http://greatergood.berkeley.edu/article/item/generation_wii...or_generation_we




FOTO por carnagenyc @ Flickr

0 comentários: