Homem - O Problema, A Solução



Steve Cutts na sua brilhante animação retrata o homem 
"As actividades humanas estão a mudar o clima da Terra," a declaração de 537 palavras começa, avançando para acrescentar que "alongadas, observações independentes confirmam a realidade do aquecimento global."

~ John Roach, NBC News, "Cientistas Declaram Que Actividades Humanas Estão A Moldar O Clima Da Terra

http://www.nbcnews.com/science/scientists-declare-human-activities-are-changing-earths-climate-6C10853219
Afinal, devemos questionar, de toda a natureza qual é a parte que se encontra em desequilíbrio e que cria desequilíbrio na natureza senão o homem?

As abelhas não criam desequilíbrio, ou as plantas, mas o homem, e se somente o homem, porquê? 

"Homem, se pobremente educado ..é a mais feroz das criaturas."
~ Platão, As Leis 
"A verdadeira crise não está nestes acontecimentos com que nos confrontamos, como guerras, crime, drogas, caos económico e poluição; está realmente no pensamento que a está a produzir, constantemente. 
Cada pessoa pode fazer algo a respeito desse pensamento, porque está nele. Mas um dos problemas em que nos metemos consiste em dizer: 
"São eles que estão a pensar tudo isso e eu estou a pensar correctamente". Digo que isso é um erro. Digo que o pensamento nos impregna. É semelhante a um vírus - de algum modo isto é uma doença de pensamento, de conhecimento, de informação, espalhando-se por todo o mundo. 
Quanto mais computadores, rádio e televisão temos, mais rapidamente ela se espalha. E assim o tipo de pensamento que está em curso a toda a nossa volta começa a predominar em todos nós, sem sequer darmos por isso. 
Está a espalhar-se como um vírus e cada um de nós está a nutrir esse vírus"
~ David Bohm, "On Dialogue" (1996), Londres/Nova Iorque, Routledge, 2010, p.58. (via Circulo do Entre-Ser)
CONTAGION from dogmotion on Vimeo.

"Cada homem tem dentro de si mesmo um ser parasita que não age de todo para a sua vantagem."
~ William S. Burroughs 

Toda a actividade humana é baseada nos valores e condutas transmitidos na sociedade humana. Está a tornar-se cada vez mais claro que todos os desequilíbrios e crises que estamos a experimentar em qualquer esfera, seja a economia, educação, ecologia, política, todos eles apontam numa direcção, nomeadamente o desequilíbrio humano com o meio envolvente, o mundo.
"A mudança do homem é a chave para mudar tudo o resto no mundo, sem ela nada mudará significativamente. 
O que precisamos não é só remendar, não são simplesmente soluções para os problemas do presente. O que precisamos é de uma transformação, uma transformação fundamental, que significa: 
Uma mudança de valores.
Uma mudança de pensar.
Uma mudança de consciência.
Uma mudança no modo como o ser humano pensa e age."
~ Prof. Ervin Laszlo, filósofo húngaro da ciência, teórico de sistemas, nomeado prémio Nobel da paz e passado pianista clássico


"Eles dizem-lhe que somos sonhadores, os verdadeiros sonhadores são aqueles que pensam que as coisas podem continuar do modo que são."
~ Slavoj Zizek 

0 comentários: