Humanos Não os Primeiros a Criar uma “World Wide Web”

"Os humanos dentro deste planeta são agora a mais nova experiência do universo no que, biologicamente, parece sempre se resumir a ciclos: de união a individuação, através dos quais se surge conflito, negociações acontecem, é alcançada cooperação e voltamos à união de novo no próximo nível superior. 
E é por isso que a história da evolução é tão importante hoje, para nos ajudar a compreender onde a humanidade está e qual é o nosso próximo passo.”
~ Elisabet Sahtouris PhD, Bióloga Evolucionária e Futurista
Fonte: Excerto de uma entrevista de Thinking Allowed com Jeffrey Mishlove [vídeo de 9 min.] http://youtu.be/8AMC4bng4Hs?t=5m46s

No seu livro EarthDance: Living Systems in Evolution, Sahtouris descreve o ciclo evolucionário de outras espécies que, como os humanos hoje, transitaram de fases altamente competitivas de desenvolvimento:
"Quando olhamos de novo para a evolução, vemos não só que outras espécies foram tão problemáticas como a nossa, mas que muitas vezes uma situação de competição feroz se resolveu a si mesma num esquema cooperativo. 
O tipo de células de que os nossos corpos são feitos, por exemplo, começaram com o mesmo tipo de exploração entre bactérias que caracteriza o nosso imperialismo humano….. Na realidade, essas bactérias antigas inventaram tecnologias de produção de energia, transporte e comunicações, incluindo uma World Wide Web ainda em existência hoje, durante a sua fase competitiva e então usaram essas mesmas tecnologias para se conectarem a si mesmas nos envolvimentos cooperativos que tornaram a nossa própria existência possível. 
Do mesmo modo, estamos agora a usar essencialmente as mesmas tecnologias, nas nossas próprias versões inventadas, para nos unirmos a nós mesmos num único corpo de humanidade que pode tornar ainda outro passo na evolução na Terra possível. 
Se olharmos para as lições da evolução, ganharemos esperança que o recentemente formado corpo mundial da humanidade ainda pode aprender a adoptar a cooperação em favor da competição. Os sistemas necessários já foram inventados e desenvolvidos, carecemos apenas do entendimento, motivo e vontade para os usar conscientemente numa maturidade cooperativa de espécie.”


Está a Evolução da Teoria de Darwin Incompleta?

No seguinte excerto vídeo de uma entrevista com Sahtouris, ela explica como a teoria de Darwin só descreve a fase competitiva de cada ciclo evolucionário:

Veja o Excerto Vídeo [de 6:42 a 9:18] http://youtu.be/bfWuQSAIXF0?t=6m42s


Foto por dgray_xplane @ Flickr

0 comentários: