Juntos é Melhor, Inteligente Natureza





O inteiro reino animal parece perceber que junto é melhor, por vários motivos, para afastar predadores, para navegar pelo mar, por mantimentos, ou pelo bem de construir um organismo mais avançado e evoluído em perfeita harmonia. 

O ser humano individualista contudo não compreende esta lei, ele crê-se exclusivo e exclui, afinal passado um século de propaganda ao egocentrismo esta será uma ferida que levará o seu tempo a cicatrizar até que aprendamos a lição e sejamos capazes de inteligente acção colectiva http://youtu.be/g2zzQBCaV1A

Alguns exemplos de união na natureza:

"Co-Inteligência é a inteligência de um sistema vivo complexo. E essa inteligência não está nas partes, ela está nos relacionamentos."
~ Jan Bommerez
Jan Bommerez especializa-se e fala sobre novos paradigmas organizacionais baseados na sabedoria da natureza. E assim ele começa a sua palestra com um exemplo estonteante sobre a inteligência de térmitas acéfalas e um exemplo sobre o fluxo de milhares de pássaros que voam simultaneamente pelo ar.


O Génio dos Enxames

"'Costumava pensar que as formigas sabiam o que estavam a fazer. Aquelas que marcham pelo balcão da minha cozinha pareciam tão confiantes, percebi que elas tinham um plano, eu sabia para onde elas iam e o que precisava de ser feito. Como mais conseguiriam as formigas organizar auto-estradas, construir ninhos elaborados, assaltos épicos e outras coisas que as formigas fazem? 
Acontece que estava errado. As formigas não são pequenos engenheiros espertos, arquitectos, ou guerreiros afinal de contas, pelo menos não como indivíduos. Quando diz respeito a decidir o que fazer a seguir, maioria das formigas não faz ideia. "Se vires uma formiga tentar concretizar algo, ficarás impressionado por quão inepta ela é,"diz Deborah M. Gordon, uma bióloga na Universidade de Stanford. 
Como explicamos, então, o sucesso das 12.000 espécies de formigas da Terra? Elas devem ter aprendido algo em 140 milhões de anos. 
"Formigas não são espertas," diz Gordon. "Colónias de formigas são." Uma colónia consegue solucionar problemas impensáveis para formigas individuais, tais como achar o caminho mais curto para a melhor fonte de comida, alocando trabalhadores para diferentes tarefas, ou defender um território de vizinhos. Como indivíduos, as formigas podem ser pequenas tontas, mas enquanto colónias elas respondem rápida e eficientemente ao seu meio. Elas fazem-o com algo chamado inteligência do enxame."

~ Peter Miller, autor de "Smart Swarm" http://youtu.be/z_uq2krsnfI


De Formigas a Pessoas, Um Instinto Para Ser Enxame
"Formigas do exército, que Dr. Couzin passou muito tempo a observar no Panamá, são especialmente boas em se movimentarem em grupos. Se elas tiverem de viajar sobre uma depressão no solo, elas erguem pontes para que possam avançar tão rápido quanto o possível. 
Elas constroem as pontes com os seus corpos vivos,” disse Dr. Couzin, um biólogo matemático na Universidade de Princeton e a Universidade de Oxford. “Elas constroem-as se for necessário e dissolvem-as se não estiverem a ser usadas.”
~ Carl Zimmer
"Movimento colectivo é tão comum na biologia, as células fazem-o, os peixes fazem-o, as pessoas fazem-o. Isto sugere que é uma solução realmente útil para imensos problemas diferentes que enfrentamos, especialmente quando todos estes diferentes organismos se movem colectivamente por diferentes razões, acasalar, evitar predadores e assim por diante."
~ Nicholas T. Ouellette

Afinal, quando dizemos que o homem faz parte da natureza, não se trata de uma frase feita ecologista

0 comentários: