A dependência não é algo de que nos devemos envergonhar. A nossa cultura empurra-nos desde cedo a nos tornarmos independentes, quando chegamos a uma determinada altura da nossa vida temos a sensação ilusória de que somos independentes. Ignoramos que a nossa vida é determinada por milhares de condições da natureza circundante e outras vidas que nos influenciam e ditam o que nos acontecerá no momento seguinte.
Muitos hoje reconhecem que face às dificuldades se sintam mais dependentes, mas a realidade é que nunca deixaram de ser, apenas tiveram a sensação do contrário porque é assim que determinamos o que significa ser "livre".
Rick Hanson, Ph.D. diz que aceitar a nossa interdependência natural nos pode tornar mais fortes.
“Aceitar a dependência trás-o à harmonia com a maneira que realmente é. Todas as coisas, dos roedores às galáxias, se originam e falecem em dependência de todas as outras coisas.
Dependência não é nada de que ficar envergonhado, apesar da hiper-ênfase da nossa cultura da independência. Escutar a voz de alguém que ama, comer um morango, ou respirar fundo, percebendo que a sua dependência o trás a uma gratidão praticamente estática quando vê que as 10.000 vulnerabilidades são na realidade 10.000 dádivas.
Considere algumas das coisas de que você depende. Imagine que no próximo ano deixa todas as portas abertas, desiste de uma comida favorita, e não fala com quaisquer amigos ou família. Deixe-o penetrar de maneira que você usa ou precisa de muitas pessoas e coisas todos os dias. Tente ter uma atitude realista sobre isto, sabendo que isto é verdadeiro para todos, não só para si.
Quando olha na outra direcção e reconhece quantos outros dependem de si. Eles são afectados por como você sorri, o seu tom de voz e se vai buscar o leite a caminho de casa hoje à noite. Quando eu vejo isto eu próprio, isso faz-me sentir bem: Estou conectado em vez de isolado e sou alguém que marca a diferença. Isso também de faz sentir mais atencioso e amável para os outros.
http://greatergood.berkeley.edu/article/item/just_one_thing_accept_dependence...Pense de algumas das muitas coisas que os passados 'você' contribuíram para a sua vida: problemas solucionados, metas concretizadas, relacionamentos nutridos, lições aprendidas. É muito simples e bastante poderoso: agradeça-lhes silenciosamente. Como isto o fez sentir?”~ Rick Hanson, Ph.D., neuro-psicólogo, fundador do Instituto Para a Neuro-ciência e Sabedoria Contemplativa Wellspring, um membro do Concelho Administrativo do Centro Greater Good Science e autor de livros.
FOTO por Chiceaux @ Flickr
0 comentários: