O Que Acontece Quando Coloca “Boas” Pessoas Em Maus Lugares?

“Se ao menos as más pessoas estivessem insidiosamente algures a cometer más acções e fosse necessário apenas as separar do resto de nós e as destruir. Mas a linha que divide o bem do mal corta pelo coração de cada ser humano. E quem está disposto a destruir um pedaço do seu próprio coração?”
~ Alexander Solzhenitsyn, “O Arquipélago Gulag”
Dr. Philip Zimbardo, Professor Emérito de Psicologia na Universidade de Stanford e que uma vez conduziu a agora famosa Experiência da Prisão de Stanford, recentemente relacionou os resultados dessa experiência de 1971 ao abuso descoberto em Abu Ghraib. Ele disse,
“Quando as imagens do abuso e tortura em Abu Ghraib foram reveladas, imediatamente o exército ficou na defensiva dizendo que eram umas poucas “maçãs podres”. Quando vemos pessoas a fazerem coisas más assumimos que elas são pessoas más para começar. Mas o que sabemos do nosso estudo é: há um conjunto de varáveis psicológicas que podem fazer pessoas normais fazerem coisas que elas nunca teriam imaginado fazer.”
A Experiência da Prisão de Stanford foi conduzida durante um período de seis dias numa prisão falsa na cave de um dos edifícios da Universidade de Stanford. Ela demonstrou como pessoas normais podem perpetuar abusos extraordinários quando colocadas num meio cruel sem regras claras, como demonstrado no documentário abaixo:

“Francamente não antecipámos o que ia acontecer. Tentámos realmente testar o poder do meio ambiente para mudar e transformar pessoas vulgarmente normais. Muito como Milgram tinha mudado ou transformado pessoas vulgarmente normais numa situação obediente, quisemos fazê-lo numa situação do estilo prisão.”
~ Dr. Craig Haney, Psicólogo participante na experiência 
“O que vi inicialmente nessas fotos, imediatamente uma sensação de familiaridade me atingiu porque eu sabia que lá tinha estado antes. Eu tinha estado neste tipo de situação. Eu sabia o que eu estava a passar, na minha mente.”
~ Dave Eshelman, Participante na experiência

FOTO por PICNIC Network @ Flickr

0 comentários: