O Que Está Errado Com O Sistema De Saúde Moderno?

"É de longe mais importante conhecer a pessoa que a doença tem que qual a doença que a pessoa tem."
~ Hipócrates, pai da medicina ocidental 
“O doutor do futuro não mais tratará a estrutura humana com drogas, mas ao invés curará e prevenirá a doença com nutrição.” ~Thomas Edison
"Medicamentos estiveram envolvidos em praticamente 60% das mortes por overdose em 2010"
fonte: http://www.usatoday.com/story/news/nation/2013/02/19/drug-overdose-deaths/1931261/#.UUGgHRMFu3Q.tumblr
«O prémio Nobel da medicina britânico, Richard J. Roberts, denunciou as grandes farmacêuticas por priorizarem os seus benefícios económicos à saúde das pessoas, impedindo o avanço cientifico na cura das doenças porque curar não é rentável. 
“Os fármacos que curam não são rentáveis e é por isso que não são produzidos pelas farmaceuticas que, em troca, produzem medicamentos cronificadores que serão consumidos de forma seriada," disse Roberts numa entrevista à revista digital ‘PijamaSurf’.» 
~ RT

Se algo acontece, é vantajoso que aconteça. Caso contrário não aconteceria, a medicina foi desenvolvida de uma maneira não preventiva porque se olharmos para as anteriores gerações então é claro que vimos a medicina preventiva porque era muito importante manter uma pessoa saudável. Ela não seria capaz de se proteger a si mesma e arriscaria a vida da sua família.

Quantas pessoas doentes arriscam a aldeia ou a cidade, cidade ou estado? Então nestes tempos era importante certificar-nos que todos eram saudáveis.

Então desenvolveram-se de quantas maneiras possíveis para prevenir que uma pessoa ficasse doente. Até que chegámos a um estado em que o dinheiro era tudo o que importava. Então a medicina tornou-se um negócio. Não há mais medicina preventiva como era antigamente. O médico faz mais lucro se ele tiver mais pacientes. Um cirurgião tem mais dinheiro se ele realizar mais operações.


O QUE ESTÁ ERRADO COM O SISTEMA DE SAÚDE MODERNO?

Os nossos egos são o que causou a crise! Como assim?

Os egos das pessoas, o seu desejo de fazer mais e mais dinheiro, tornaram-se mais importantes que os relacionamentos saudáveis entre os médicos e pacientes. A medicina moderna é regida pelo principio do lucro: Não por quão eficiente está a ajudar os doentes, mas por quão mais lucro ela trás a todos os que estão envolvidos.

Os médicos fazem dinheiro das doenças dos seus pacientes e de procedimentos médicos, e então têm pouca motivação para os curar, os pacientes, por sua vez, procuram oportunidades de processar os médicos por delito. Não há confiança entre eles dado que toda a segurança médica revolve à volta de dinheiro, em vez de preocupação pelos pacientes e sua saúde.


A Industria Médica Nem Sempre Foi Regida desta Forma

Na China da antiguidade, há 4000 anos atrás, todas as manhãs um curandeiro passaria por toda a casa na aldeia. Um vaso seria colocado à porta de cada casa, contendo uma moeda para o curandeiro, significando que todos naquela casa estavam saudáveis. Se o vaso estivesse vazio, isto significaria que alguém na casa estava doente. O curandeiro entraria e trataria a pessoa doente no melhor da sua habilidade; e as ervas, agulhas e outros bens médicos eram pagos pela moeda que não teria sido colocada no vaso. No seu tempo livre, o curandeiro também entraria nas casas das pessoas para se certificar que as suas dietas e estilos de vida eram saudáveis.

Nessa altura, o seguro de vida era completamente oposto ao que é hoje. As pessoas pagavam para manter os outros saudáveis, e a pessoa que estivesse doente não tinha de pagar.


Poderia isto Alguma Vez Funcionar Hoje?

Claramente, temos de impedir que a medicina se torne um negócio. Hoje, os salários dos médicos dependem do numero de pacientes doentes que têm, o numero de procedimentos médicos que levam a cabo, e se os hospitais estão cheios de pacientes doentes. O sistema está feito para que os médicos lucrem ao manter os pacientes doentes por quanto tempo for possível! Porém, não devia ser a sua primeira e principal preocupação ser que os pacientes fossem saudáveis?

Todavia, podemos verdadeiramente voltar ao sistema do “bom Samaritano” dos tempos da antiguidade? Não, não podemos, porque então, os egos das pessoas eram muito menores que os de hoje. Em adição o problema é global, não local. Sob estas circunstâncias, a única forma de criar um sistema médico saudável é ao criar uma solução global que irá responder aos egos das pessoas de hoje.

Se a sociedade como um todo pagar pela saúde, em vez de pela doença, os médicos terão incentivo para prevenir os males de acontecerem em primeiro lugar. Então a saúde das pessoas irá melhorar e as despesas dos cuidados de saúde irão diminuir.

O dinheiro deve ser removido do relacionamento médico-paciente. Um médico deve receber punição administrativa, não monetária, pelos erros que comete, e um paciente não deve ser capaz de exigir compensação monetária através dos tribunais. Em vez disso, o único tipo de compensação que ele deve receber é tratamento.

Em Latim, “doutor” significa “professor.” Então, um doutor é alguém que deve ensinar as pessoas a viverem sem ficarem doentes! Quão diferente é esta definição do nosso presente sistema médico egoísta!?


RECENTES SOBRE MEDICINA:
“Um relacionamento médico-paciente construído à base de confiança e empatia não só acalma os pacientes, na realidade muda a resposta do cérebro ao stress e aumenta a tolerância ao sofrimento, de acordo com novos achados de uma equipe de investigação da Universidade Estatal de Michigan.”
“Pode soar dramático, mas fiquei em lágrimas ao ler “The Talking Cure” no Wall Street Journal esta semana. Pensei que ia ler um artigo sobre psicoterapia, mas em vez disso era sobre como os médicos não falam ou escutam eficientemente quando comunicam com os pacientes. Pode ser verdadeiro, não discuto com isso. Escrevi sobre as minhas próprias experiências. Mas se não compreendemos o que subjaz ao problema, a tragédia só será agravada ao tentar aplicar uma cura simplista.”

~ Denise Nagel

Foto por Images_of_Money @ Flickr

0 comentários: