O Que Torna Uma Multidão Sábia?



"Derradeiramente, a diversidade contribui não só ao acrescentar perspectivas diferentes ao grupo mas também ao torná-lo mais fácil para os indivíduos dizerem o que pensam realmente. (...) Independência de opinião é tanto um ingrediente crucial em decisões colectivamente sábias e uma das coisas mais difíceis de manter intacto. Porque a diversidade ajuda a preservar essa independência, é difícil ter um grupo colectivamente sábio sem ela." 
"O problema é que os grupos são apenas espertos quando as pessoas neles são tão independentes quanto possível. Este é o paradoxo da sabedoria das multidões." 
"OK, a primeira pergunta: O que eles dizem sobre por que as pessoas fazem isso? Uma das coisas fascinantes sobre a blogosfera especificamente e, claro, a Internet em geral -- e isso parecerá meio óbvio, mas eu acho importante pensar nisso -- é que as pessoas que estão gerando essa quantidade enorme de conteúdo todos os dias, que gastam uma enorme quantidade de tempo organizando, linkando, comentando esse conteúdo da Internet, faz isso de graça. Eles não são pagos por isso, a não ser com atenção e, de alguma forma, com reputação por fazer um bom trabalho.

E isso, pelo menos para um economista tradicional, é extraordinário, pois um economista tradicional diria que, basicamente, você faz coisas por uma recompensa, geralmente financeira. Mas ao invés disso, na Internet -- o que é genial -- as pessoas encontraram uma maneira de trabalhar juntas sem nenhum dinheiro envolvido. Elas entram em um consenso, um método diferente de organizar actividades." ~ James Surowiecki, autor de "A Sabedoria das Multidões"

No programa “The Code” da BBC, o Prof. Marcus du Sautoy explica, através da sabedoria das multidões, como é mais fácil obter soluções para os problemas apresentados quando em grupo:
“Quantas jujubas (feijões goma) você acha que há neste pote?
Como indivíduos, os palpites são apenas palpites.”
~ Marcus du Sautoy (Matemático, Professor)
Clique para ver a experiência ao min. 45:10:

0 comentários: