O Sentido Do Trabalho



Para compreendermos o sentido do trabalho temos de fazer algumas coisas, nomeadamente 'é a natureza do homem só consumir e trabalhar para consumir ou pode ele almejar metas elevadas e alcançá-las através da sociedade?' são estas metas também as metas do resto da sociedade? 

É o sentido da educação preparar o homem para o trabalho ou é o sentido do trabalho libertar o homem para se envolver na educação?
"Homem, um ser em busca de sentido." ~ Platão
Dan Ariely,
“a maioria de nós compreende a profunda interligação entre identidade e trabalho… ‘O que faz você’ tornou-se um componente comum de uma apresentação como o anacrónico ‘Como vai você?’ em tempos era, sugerindo que os nossos empregos são uma parte integral da nossa identidade, não meramente um meio de fazer dinheiro…”
Se um quiser esmagar e destruir um homem inteiramente, fazendo-o esbarrar com a mais terrível punição, tudo o que ele teria de fazer seria fazer com que ele fizesse trabalho que fosse completa e absolutamente desprovido de utilidade e sentido.”
~ Fyodor Dostoevsky 
"Hoje o espalhar da prosperidade material libertou nossas mentes para esperar muito mais da aventura da vida. 
Schopenhauer podia estar certo que o desejo por dinheiro está espalhado, mas ele estava errado na questão de equivaler dinheiro à felicidade. Surpreendentes evidências surgiram nas passadas duas décadas de que a perseguição de riqueza é um caminho improvável para alcançar o bem-estar pessoal, o ideal antigo Grego do eudemonismo ou ‘a boa vida.’ A falta de qualquer relacionamento claro e positivo entre aumento de vencimentos e aumento da felicidade tornou-se um dos achados mais poderosos das ciências sociais modernas. Assim que nosso vencimento alcança uma quantia que cobre nossas necessidades básicas, aumentos seguintes acrescentam pouco, aos nossos níveis de satisfação da vida. 
Em vez de esperar uma união harmoniosa entre a perseguição de dinheiro e valores, podemos ter melhor sorte ao tentar combinar valores com talentos. Esta ideia vem cortesia de Aristóteles, a quem este dizer é atribuído, ‘Onde as necessidades do mundo e teu talento se cruzam, lá reside tua vocação.’"
~ Roman Kznarik 
"O que o homem na realidade necessita não é de certo estado sem tensão, mas em vez disso viver e lutar por certa meta que é valiosa para ele."
~ Viktor Frankl

Para percebermos o porquê do sentido do trabalho, temos de compreender que todo o trabalho na sociedade não visa o enriquecimento do indivíduo mas deveria visar o enriquecimento da sociedade, no melhor dos casos, deveria garantir os direitos humanos básicos a cada ser humano do planeta.

Mas como podemos alcançar estas metas se criamos um sistema que visa o consumo e o que produzimos nunca chega a quem é necessário? 

Não falando da questão humanitária e dos direitos humanos que são vedados até no que chamamos "países desenvolvidos", já para não querer tocar nos países de 3º mundo.
"Produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-membros da União Europeia equivale a cerca de 179 quilos por pessoa."
~União Europeia desperdiça metade dos alimentos que produz - Renascença

0 comentários: