Os Benefícios De Uma Vida Conectada Superam Os Custos

 
"Os Benefícios De Uma Vida Conectada Superam Os Custos!"
Nicholas Christakis, MD PhD, na sua poderosa TED Talk “A Influência Oculta das Redes Sociais,” dispõe o papel omnipotente das redes sociais e os benefícios de se conectar com outras pessoas…
Redes Sociais ‘Sustentam e Nutrem O Bom’ e ‘Rejeitam O Mau’ Naturalmente
"Se eu fosse sempre violento convosco ou vos desse más informações ou vos fizesse ficar tristes ou vos infectasse com germes mortais, vocês cortavam os vossos laços comigo e a rede desintegrar-se-ia.

Portanto, o alastrar de coisas boas e valiosas é requerida para sustentar e nutrir as redes sociais. De forma semelhante, são necessárias redes sociais para se divulgarem coisas boas e valiosas, como amor e delicadeza e felicidade e altruísmo e ideias. 
Eu acho, na realidade, que se nós nos apercebêssemos o quão valiosas as redes sociais são, nós passaríamos muito mais tempo a nutri-las e a sustentá-las, porque acho que as redes sociais estão relacionadas de forma fundamental com a bondade. E o que penso que o mundo necessita neste momento são mais ligações..

Um Exemplo Demonstra Como Certas Propriedades Residem Não Nas Partes Individuais, Mas Nas Interligações Entre Elas
"Pensem nestes dois objectos comuns. São ambos feitos de carbono, e contudo, um deles tem átomos de carbono nele que estão arranjados de uma forma particular -- na esquerda -- e vocês têm a grafite, que é macia e escura. 
Mas se tiverem os mesmos átomos de carbono e os ligarem entre si numa forma diferente, têm um diamante, que é translúcido e duro. E essas características de suavidade e dureza e escuridão e clareza não residem nos átomos de carbono; elas residem nas interconexões entre os átomos de carbono, ou pelo menos surgem por causa das interconexões entre os átomos de carbono. 
Portanto, de forma semelhante, o padrão de conexões entre pessoas confere aos grupos de pessoas características diferentes. São os laços entre pessoas que fazem com que o total seja maior do que a soma das suas partes. E não é apenas o que está a acontecer a estas pessoas -- quer estejam a perder ou ganhar peso, ou a tornar-se ricas ou pobres, ou a tornar-se felizes ou não -- que nos afecta; é também a arquitectura dos laços que nos rodeiam."
Seres Humanos Não São Redutores Ao Estudo De Indivíduos, Mas Devem Ser Compreendidos Em Referência Ao Colectivo
"A nossa experiência do mundo depende da estrutura real das redes nas quais residimos e em todos os tipos de coisas que se propagam e fluem através da rede. Ora, a razão, quanto a mim, para que isto seja assim é que os seres humanos se juntam e formam uma espécie de super organismo. 
Um super organismo é um conjunto de indivíduos que demonstra ou evidencia comportamentos ou fenómenos que não são redutíveis ao estudo de indivíduos e que devem ser compreendidos por referência a e através do estudo do colectivo. Por exemplo, uma colmeia de abelhas que está a descobrir um novo local para residir, ou um conjunto de pássaros que foge de um predador, ou um conjunto de pássaros que é capaz de aliar o seu conhecimento e navegar e descobrir uma pequena ponta de uma ilha no meio do Pacífico, ou uma alcateia que é capaz de derrubar uma presa maior que eles. 
Super organismos têm propriedades que não podem ser compreendidas apenas através do estudo de indivíduos. Eu penso que compreender as redes sociais e como se formam e operam nos pode ajudar a compreender não só a saúde e emoções mas todo o tipo de outros fenómenos -- como o crime, e a guerra, e fenómenos económicos como corridas aos bancos ou crashes do mercado e a adopção de inovação e o alastrar da adopção de produtos."


FOTO por jurvetson @ Flickr

0 comentários: