Por uma multidão de razões..

 
Por uma multidão de razões, precisamos uns dos outros.” 
"Em tempos antigos, as pessoas dependiam em todas as necessidades da vida e prazeres de pessoas que conheciam pessoalmente. Se você alienava o ferreiro local, o cervejeiro, ou médico, não havia substituto. A sua qualidade de vida seria muito mais baixa. Se você alienava os seus vizinhos então pode não ter ajudado se tivesse uma entorse no tornozelo durante a época da colheita, ou se o seu celeiro tivesse ardido. A comunidade não era um acrescento à vida, ela era um modo de vida. 
Hoje, com ligeiro exagero, podíamos dizer que não precisamos mais de ninguém. Eu não preciso do agricultor que cultivou a minha comida, eu posso pagar a outrem para o fazer. Eu não preciso do mecânico que concertou o meu carro. Eu não preciso do camionista que comprou os meus sapatos na loja. Eu não preciso de qualquer das pessoas que produziram qualquer das coisas que uso. Eu preciso de alguém que faça o seu trabalho, mas não os indivíduos únicos. Eles são substituíveis e, pela mesma moeda, também eu sou.” 
~Charles Eisenstein para a YES! Magazine, "Construir Comunidade" 
"Os factos óbvios do desenvolvimento de comunidades demonstram que há progressiva substituição da rivalidade pela cooperação e que a vitalidade do organismo social aumenta em proporção directa com a eficiência da cooperação e o abandono da rivalidade, entre suas partes." 
~ Sir Norman Angell

0 comentários: