Raízes Da Empatia


“Love Hate & Everything in Between”, um novo documentário que explora a importância da empatia no mundo cada vez mais interligado de hoje. 
“Se não aprendermos como nos relacionarmos uns aos outros, somos uma sociedade fracassada.”
 ~ Mary Gordon, especialista canadiana em desenvolvimento infantil e fundadora do Roots of Empathy, um programa de sala de aula adoptado em 10 países que demonstrou reduzir a crueldade e bullying. O programa envolve levar periodicamente crianças a pré-escolas onde os estudantes se tornam apegados aos bebés e aprendem a empatizar, derradeiramente aumentando a sua consciência emocional e social.


Uma apresentação por Mary Gordon, a fundadora da Roots of Empathy, um programa reconhecido mundialmente que trás bebés às salas de aula para ajudar a ensinar literacia emocional. Neste excerto da sua palestra, a Srª. Gordon descreve a inspiração pelo seu programa e compartilha histórias emocionantes do seu sucesso.
“Nas escolas, ensinamos crianças a ler, mas se não as ensinarmos a se relacionarem aos outros, elas estarão perdidas na vida, elas não terão sucesso nos seus empregos, e nós não teremos paz no mundo. São as nossas montanhas e os nossos continentes e os nossos oceanos que nos dividem. Mas são as nossas semelhanças através das nossas emoções que nos conectam.”
Somos um, somos universais na nossa capacidade de entender os outros através das nossas emoções compartilhadas. E esta ideia de criar um mundo pacifico juntos ao identificar-mos as nossas semelhanças e as semelharmos, esperançosamente nos permitirá nos desprender dos intransigentes problemas sociais que temos. Esta é a ideia com que podemos realmente mudar o mundo…”
~ Mary Gordon
A palestra Mary Gordon, The Yellow Brick Road to Empathy demonstra o grande papel que a empatia desempenha ao dissolver as fronteiras que nos separam e nos permitem considerar um grupo ou um indivíduo ser menos humano. A empatia permite compreender a diferença e reconhecer que as nossas emoções são universais e nos conectam.


0 comentários: