Recordando Martin Luther King



"Os homens frequentemente se odeiam uns aos outros porque se temem uns aos outros, eles temem-se uns aos outros porque não se conhecem uns aos outros, eles não se conhecem uns aos outros porque eles não conseguem comunicar, eles não conseguem comunicar porque estão separados."
~ Stride Toward Freedom: The Montgomery Story 
"Quero dizer-vos que em todas as nossas acções nos devemos unir. União é a grande necessidade nesta hora e se estivermos unidos conseguimos obter muitas das coisas que não só desejamos mas que justamente merecemos."
~ Montgomery Bus Boycott 
"Eu tenho a audacidade de acreditar que as pessoas de todos os lugares podem ter três refeições por dia para seus corpos, educação e cultura para suas mentes e dignidade, igualdade e liberdade para seus espíritos." 
"Uma revolução genuína de valores significa na análise final que nossas lealdades devem se tornar ecuménicas em vez de seccionais. Cada nação deve agora desenvolver uma lealdade primordial A humanidade como um todo em prol de preservar o melhor nas suas sociedades individuais. Este chamamento por uma fraternidade mundial que eleva a preocupação fraterna além da nossa tribo, raça, classe e nação é na realidade um chamamento por um amor incondicional todo-abrangente por toda a humanidade. Este frequentemente mal-entendido conceito.. agora se tornou uma necessidade absoluta para a sobrevivência do homem. Quando falo de amor, não estou a falar de certa resposta sentimental e fraca. Não falo dessa força que é simplesmente impulso emocional.."
~ Beyond Vietnam 
"Parece-me que este é o único caminho quando nossos olhos se voltam para o futuro. Enquanto contemplamos além dos anos e além das gerações, que nos desenvolvamos e nos movamos aqui mesmo. Devemos descobrir o poder do amor, o poder, o poder redentor do amor. E quando descobrirmos isso seremos capazes de tornar este velho mundo num novo mundo. Seremos capazes de tornar os homens melhores. Amor é o único caminho."
~ Loving Your Enemies 
"Amor até pelos inimigos é a chave para a solução dos problemas do nosso mundo."
~ Loving Your Enemies 
"Amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo. Nunca nos livramos de um inimigo ao encarar ódio com ódio, livramos-nos de um inimigo ao nos livrarmos da inimizade."
~ Loving Your Enemies 
"Isto significa simplesmente que há algum bem nos piores de nós e algum mal nos melhores de nós. Quando descobrirmos isto, estaremos menos dispostos a odiar nossos inimigos. Quando olharmos por baixo da superfície, por baixo do impulso da má acção, veremos nosso inimigo vizinho como uma medida de bondade e saberemos que a perversão e maldade das suas acções não são propriamente representativos de tudo o que ele é. Vemos-o numa nova luz. Reconhecemos que seu ódio cresce por medo, orgulho, ignorância, preconceito e mal-entendido."
~ Loving Your Enemies 
"A derradeira fraqueza da violência é que é uma espiral descendente, gerando a própria coisa que ela procura destruir. Em vez de diminuir o mal, multiplica-o. Através da violência podes assassinar o mentiroso, mas não consegues assassinar a mentira, nem estabelecer a verdade. Através da violência podes assassinar o odioso, mas não consegues assassinar o ódio. Na realidade, violência meramente aumenta o ódio. Assim prossegue. ... Devolver ódio por ódio multiplica o ódio, acrescentando mais trevas a uma noite já desprovida de estrelas. Trevas não conseguem afastar trevas, somente a luz consegue fazer isso. Ódio não consegue afastar o ódio, somente o amor consegue fazer isso." 
"Realmente se resume a isto: que toda a vida está interrelacionada. Estamos todos apanhados numa rede inevitável de reciprocidade, atados numa única veste de destino. O que quer que afecte um directamente, afecta todos indirectamente. Fomos feitos para viver juntos devido à estrutura interrelacionada da realidade." 
"Nunca nos devemos esquecer que tudo o que Adolf Hitler fez na Alemanha era "legal" e tudo o que os combatentes da liberdade húngaros fizeram na Hungria era "ilegal.""
~ Letter from Birminghan Jail
http://www.africa.upenn.edu/Articles_Gen/Letter_Birmingham.html

0 comentários: