Seattle Constrói Floresta Comestível no Bairro de Beacon Hill

"Deixai que vossa comida seja vosso remédio
e que vosso remédio seja vossa comida."
~ Hipócrates, pai da medicina ocidental 
"É um Jardim do Éden público que oferecerá frutos frescos para colher na hora das árvores, tudo de graça. 
O que é interessante na Floresta de Comida de Beacon Hill em Seattle é que ela está enraizada numa parcela de sete hectares de terreno da cidade posicionado num monte a apenas três quilómetros do centro da cidade. 
“É um espaço tão surpreendente,” Margarett Harrison, a arquitecta paisagista, disse à Star desde Seattle. “É tão bom quando esta neste jardim público comestível com uma vista surpreendente dos arranha-céus da baixa da cidade.” 
A Floresta de Comida de Beacon Hill será preenchida de centenas de plantas comestíveis e ameixas, maçãs, pêras, nogueiras e outras árvores de fruto."
~ Curtis Rush


Iniciativas como esta de permacultura estão a brotar por todo o mundo e tornam-se palco e solução para uma série de problemáticas agravadas pela crise global.

Podemos afirmar que este tipo de iniciativas proporcionam dois grandes factores:
  1. envolvimento cívico
  2. auto-suficiência na produção alimentar

O envolvimento cívico na comunidade por um lado facilita cooperação entre os vários agentes de mudança da população, contribui para o combate ao isolamento e solidão atacando deste modo a grave crise psicológica que está a afectar o mundo inteiro. Depressão já é a doença nº 1 a nível mundial, níveis de saúde são também afectados dada a mudança radical na dieta alimentar, a possibilidade de envolvimento noutros projectos comunitários.

A auto-suficiência alimentar parece ser uma chave para a resolução da crise sistémica mundial que enfrentamos facilitando a população geral privada de alimentação.

Algumas palavras sobre o tema:
"O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, ideia inicial, estendeu-se à sustentabilidade dos assentamentos humanos locais." ~ Wikipédia 
"A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único produto."
~ Bill Mollison 
"..a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos."
~ Bill Mollison
Links a visitar sobre toda uma revolução cultural, fruto da partilha de informação e acentuado desenvolvimento tecnológico para a sustentabilidade:


http://www.ted.com/talks/lang/pt/rachel_botsman_the_case_for_collaborative_consumption.html
http://www.ted.com/talks/alastair_parvin_architecture_for_the_people_by_the_people.html
http://www.ted.com/talks/lang/pt/william_kamkwamba_how_i_harnessed_the_wind.html
http://www.ted.com/talks/lang/pt/ellen_dunham_jones_retrofitting_suburbia.html

http://youtu.be/Cd_isKtGaf8 | http://youtu.be/ZPtuvWW5yoI | http://youtu.be/zhFhgXb4hO4 | http://youtu.be/aZlu63Jjc8I

FOTO por woodleywonderworks @ Flickr

0 comentários: