Sobre A Importância De Escutar

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção”.

~ Rubem Alves - psicanalista, educador e escritor brasileiro
A arte da escuta é oriunda da arte da valorização, por vezes estamos tão absortos nas 'nossas ideias' que somos incapazes de escutar alguém, estamos isolados e exilados no nosso pequeno mundo.

Quando nos isolamos porque achamos que temos problemas suficientes frequentemente esquecemos que é nos problemas dos outros que encontramos oportunidades de solucionar os nossos também.

Praticar a empatia nos colocando no local do outro e o reconhecimento da nossa dependência dos outros vão abrir comportas para escutar sinceramente os outros.

A maioria das dificuldades na comunicação encontra-se no receptor da informação, isso é porque para escutar alguém para nos encontrarmos num estado receptivo temos de perceber que a outra pessoa tem algo para nos acrescentar. Quando nos vemos acima da outra pessoa não nos encontramos num estado passivo mas activo e isso impossibilita-nos de receber a mensagem que ela tem para nos transmitir, assim toda a arte da aceitação e escuta é dependente da valorização do outro.

"O que fazes (para fornecer melhor ajuda é) te calares. Nunca chegas a uma comunidade com quaisquer ideias."~ Ernesto Sirolli 


FOTO por woodleywonderworks @ Flickr

0 comentários: