Pode Você Mudar O Futuro?

“Do que as pessoas precisavam realmente era só de alguma informação básica de senso comum e aconselhamento, alguém que lhes dissesse a verdade e lhes oferecer algumas estratégias sensíveis de sobrevivência colectiva.”
~ Richard Heinberg
Agora, Você Enfrenta Um Futuro Negro

Uma Carta do Futuro” é uma carta imaginária escrita no ano 2101 por um Richard Heinberg de 100 anos, sénior no Post Carbon Institute e autor de 10 livros sobre questões energéticas, economia e ecologia, para os povos do mundo que vivem nos nossos tempos, sobre o futuro duro esperado de acordo com as tendências que os cientistas e economistas prevêem que a humanidade experimente no século vindouro.

Ele retrata um quadro de uma humanidade a lutar para abrir caminho quando a vida que criou para si mesma pelo século 20 enfrenta a escassez:
  • esgotamento de recursos energéticos,
  • desvalorização do dinheiro e produtos acima do nível da necessidade,
  • escassez de comida e água e
  • movimentações políticas em direcção ao fascismo e guerra.
Após pintar um quadro negro de uma humanidade em sofrimento lidando com tudo o mencionado durante o século 21, Heinberg levanta a pergunta…

Pode Você Mudar O Futuro?

“Possivelmente, como resultado de ler esta carta, você pode fazer alguma coisa que mudaria o meu mundo [o mundo da pessoa que vive no ano 2101]. … Então, suponho que esta carta mudaria, assim como a sua experiência à medida que a lê. Como resultado da qual, você tomaria diferentes acções. Teríamos de estabelecer certo tipo de loop de feedback cósmico entre o passado e futuro. É muito interessante pensar sobre isso. 
“Talvez eu deva mencionar que vim a aceitar uma visão da história baseada no que li sobre a teoria do caos. De acordo com a teoria, em sistemas caóticos pequenas mudanças em condições iniciais podem levar a grandes mudanças em resultados. Bem, a sociedade humana e história são sistemas caóticos. Embora maior parte das pessoas seja determinada por condições materiais, algumas ainda têm algum espaço e o que elas fazem com isso pode fazer uma diferença significativa no fim.”

"Muito mudou nos passados 300 anos, as pessoas não estão mais obcecadas com a acumulação de coisas.."
~ Capitão Picard, Star Trek 
"Riker: ..essa é a natureza humana Data.
Data: Natureza humana senhor?
Riker: Sentimos uma perda mais intensamente quando é um amigo.
Data: Mas não deviam os sentimentos ser tão profundos independentemente de quem morreu?
Riker: Talvez devessem Data, talvez se sentíssemos qualquer perda tão subtilmente como com alguém que nos é próximo a história da humanidade seria muito menos sangrenta." 
"O que acreditamos ser verdadeiro e definido pelo nosso quadro de referência. 
Por muito útil que seja, inevitavelmente, algo virá que nos faça repensar o que sabemos ao nos forçar a olhar para ele num contexto mais amplo. 
O que é verdadeiro dentro de um certo quadro de referência continua somente até que o próximo quadro seja descoberto."
~ Think Tank Imaginary Foundation, liderado por Jason Silva
Adicionalmente:
http://responsabilidademutua.blogspot.pt/2013/07/problemas-sao-na-indicacoes-de-um-modo.html
http://responsabilidademutua.blogspot.pt/2013/07/como-nascem-os-paradigmas.html

FOTO por Dreaming in the deep south @ Flickr

1 comentário:

  1. Iron Strike - Titanium Magnet | Titanium Art | Titsanium Art
    This Iron Strike style razor is made with premium titanium titanium wood stove core material. The unique design ecm titanium allows you to see 2018 ford fusion hybrid titanium your ion chrome vs titanium favorite metal models. titanium belt buckle The angle of the

    ResponderEliminar