Pode Você Mudar O Futuro?

“Do que as pessoas precisavam realmente era só de alguma informação básica de senso comum e aconselhamento, alguém que lhes dissesse a verdade e lhes oferecer algumas estratégias sensíveis de sobrevivência colectiva.”
~ Richard Heinberg
Agora, Você Enfrenta Um Futuro Negro

Uma Carta do Futuro” é uma carta imaginária escrita no ano 2101 por um Richard Heinberg de 100 anos, sénior no Post Carbon Institute e autor de 10 livros sobre questões energéticas, economia e ecologia, para os povos do mundo que vivem nos nossos tempos, sobre o futuro duro esperado de acordo com as tendências que os cientistas e economistas prevêem que a humanidade experimente no século vindouro.

Ele retrata um quadro de uma humanidade a lutar para abrir caminho quando a vida que criou para si mesma pelo século 20 enfrenta a escassez:
  • esgotamento de recursos energéticos,
  • desvalorização do dinheiro e produtos acima do nível da necessidade,
  • escassez de comida e água e
  • movimentações políticas em direcção ao fascismo e guerra.
Após pintar um quadro negro de uma humanidade em sofrimento lidando com tudo o mencionado durante o século 21, Heinberg levanta a pergunta…

Pode Você Mudar O Futuro?

“Possivelmente, como resultado de ler esta carta, você pode fazer alguma coisa que mudaria o meu mundo [o mundo da pessoa que vive no ano 2101]. … Então, suponho que esta carta mudaria, assim como a sua experiência à medida que a lê. Como resultado da qual, você tomaria diferentes acções. Teríamos de estabelecer certo tipo de loop de feedback cósmico entre o passado e futuro. É muito interessante pensar sobre isso. 
“Talvez eu deva mencionar que vim a aceitar uma visão da história baseada no que li sobre a teoria do caos. De acordo com a teoria, em sistemas caóticos pequenas mudanças em condições iniciais podem levar a grandes mudanças em resultados. Bem, a sociedade humana e história são sistemas caóticos. Embora maior parte das pessoas seja determinada por condições materiais, algumas ainda têm algum espaço e o que elas fazem com isso pode fazer uma diferença significativa no fim.”

"Muito mudou nos passados 300 anos, as pessoas não estão mais obcecadas com a acumulação de coisas.."
~ Capitão Picard, Star Trek 
"Riker: ..essa é a natureza humana Data.
Data: Natureza humana senhor?
Riker: Sentimos uma perda mais intensamente quando é um amigo.
Data: Mas não deviam os sentimentos ser tão profundos independentemente de quem morreu?
Riker: Talvez devessem Data, talvez se sentíssemos qualquer perda tão subtilmente como com alguém que nos é próximo a história da humanidade seria muito menos sangrenta." 
"O que acreditamos ser verdadeiro e definido pelo nosso quadro de referência. 
Por muito útil que seja, inevitavelmente, algo virá que nos faça repensar o que sabemos ao nos forçar a olhar para ele num contexto mais amplo. 
O que é verdadeiro dentro de um certo quadro de referência continua somente até que o próximo quadro seja descoberto."
~ Think Tank Imaginary Foundation, liderado por Jason Silva
Adicionalmente:
http://responsabilidademutua.blogspot.pt/2013/07/problemas-sao-na-indicacoes-de-um-modo.html
http://responsabilidademutua.blogspot.pt/2013/07/como-nascem-os-paradigmas.html

FOTO por Dreaming in the deep south @ Flickr

0 comentários: