Sistema Prisional Quebrado, O Que Há De Errado?

"[Sr. Alexander] descobriu que você lhe tinha feito mal. Pelo menos ele acreditava que tinha feito mal. Ele formou esta ideia na sua cabeça de que você tinha sido responsável pela morte de alguém querido e próximo a ele."
~ O Ministro do Interior no filme A Laranja Mecânica
O sistema penitenciário, como muitos dos nossos sistemas, está também quebrado. Vamos olhar para como funciona, quais são as metas do sistema prisional?
  • a) punir indivíduos infractores das regras sociais
  • b) reabilitar esses indivíduos para integração posterior no mesmo sistema contra o qual infringiram
Na sociedade temos uma série de regras e aos indivíduos que quebram estas regras e apresentam insegurança para a sociedade decidimos puni-los isolando-os da sociedade. Este é o nosso projecto inteiro de reabilitação de um indivíduo delator ou alguém que comete o que consideramos na sociedade como más acções. Acontece que não há reabilitação aqui e embora seja uma pena realmente dura a de privar alguém de contacto com o resto da sociedade (porque é), como se não bastasse ela não fica realmente isolada da sociedade mas é colocada em convívio não com partes 'sanas' do sistema social mas precisamente com mais infractores. Isto é claro, vai contra toda a lógica e qualquer esperança de obter algum bom resultado. 

O Argumento Genético Versus O Meio Ambiente

Era 1971 e Stanley Kubrick tinha disposto de forma quase visionária o que há de errado com toda a nossa abordagem para o sistema prisional através da reforma de Alex, resumindo ele afirmou que o meio é responsável pela influência no indivíduo. E embora tenhamos baseado muitos dos nossos sistemas na crença da genética e não só, de que alguns indivíduos são bons e outros são maus, porque é a sua natureza genética, imensas pesquisas recentes afirmam o contrário. Esta é contudo a visão que se mantém desde a inquisição, temos uma percepção de identidade estática.


Até na biologia podemos observar este fenómeno e Pasteur afirmou no seu leito de morte a razão dos seus oponentes dizendo "Bernard acail raison; le terrain c'est tout, le germe c'est rien."


A isto se junta uma nova visão que está a ser formada nas ciências sociais sobre o bem e mal que nos forçará eventualmente a reformular todo o sistema judicial e a forma como julgamos, porque se o meio é responsável  porque se o meio é responsável pelas acções de um indivíduo, então toda a sociedade é julgada para o bem ou para o mal consoante os indivíduos que produz.

Cada mendigo, cada casa devoluta, cada laço familiar quebrado são testemunhos vivos que servem para nos mostrar o mau funcionamento da sociedade, da família, elas são essencialmente oportunidades para nos fazer questionar, procurarmos saber porque aconteceu e sabermos como o corrigir para o benefício de todos. Certamente não haverá descanso ou felicidade para todos enquanto houver uma pessoa infeliz no mundo.



"Há anos atrás reconheci minha familiaridade com todas as coisas vivas e decidi que não era um bocadinho melhor que os maus maus na terra. Disse então e digo agora, que enquanto houver uma classe baixa, Eu estou nela; enquanto houver um elemento criminoso, Eu pertenço-lhe; enquanto houver uma alma na prisão, Eu não sou livre." ~ Eugene V. Debs 
"Se ao menos as más pessoas estivessem insidiosamente algures a cometer más acções e fosse necessário apenas as separar do resto de nós e as destruir. Mas a linha que divide o bem do mal corta pelo coração de cada ser humano. E quem está disposto a destruir um pedaço do seu próprio coração?" ~ Alexander Solzhenitsyn, "O Arquipélago Gulag" 
"O que todos os homens são é da maior importância para mim. Por muito independente que me possa imaginar ser, por quão afastado possa parecer das considerações sociais pelo meu estatuto social, estou escravizado à miséria do membro mais ruim da sociedade." ~ Mikhail Bakunin

Arte por Mehdi Mohammadi Rouzbahani via Despertai Consciências de Portugal

0 comentários: