Ser Como Água, Abraçar A Adversidade


"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em se mudar a si mesmo."
~ Leo Tolstoy

Elevar-nos Acima De Tudo Melhora Os Nossos Relacionamentos

Embora por natureza adoremos dobrar todos à nossa vontade, vemos que na realidade não somos capazes de fazer nada. É a fraqueza do nosso ego e devemos neutralizar-nos a nós mesmos e nos julgar a nós mesmos de uma maneira neutra e da sua ligação com os outros.

Se queremos desenvolver um bom relacionamento com aqueles que nos rodeiam, idilicamente as pessoas ao meu redor também estarão a atravessar o mesmo processo de se elevarem acima de si mesmas e se conectarem a mim de uma maneira objectiva.
"Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a nos mudar a nós mesmos" ~Victor Frankl
A nossa primeira tendência é a de tentar mudar tudo  antes de abraçarmos a adversidade e a oportunidade de auto-transformação que ela na realidade proporciona, Bruce Lee falou sobre adversidade quando usou a analogia da água:


A adversidade é essencialmente a oposição de um movimento contrário ao nosso, à nossa razão, à nossa lógica, às nossas sensações, estes dois movimentos quando se movem como correntes inversas de um rio apresentam-nos um desafio que Bruce Lee ilustrou brilhantemente e Jung resume com, "O que negas te subordina, o que aceitas te transforma."


Estamos muitas vezes tão ocupados a defender-nos que não nos damos a oportunidade de praticar a incerteza, a empatia e a nossa própria vulnerabilidade, adoptando a opinião inversa, embora saibamos estar certos, e com isso aproveitar a corrente inversa para a auto-transformação.
"Milhões de pessoas decidiram não serem sensíveis. Elas fizeram densas peles à volta de si mesmas só para evitar serem magoadas por alguém. Mas a um alto preço. Ninguém as consegue magoar, mas também ninguém as consegue fazer felizes."

~ Osho
Kathryn Schulz ilustra-o da seguinte forma [Citações da TEDTalk e livro da autora]:



“O milagre de sua mente não está no fato de você poder ver o mundo como ele é. Está no fato de você poder vê-lo como ele não é.”
“De fato, a maioria de nós faz de tudo para evitar de pensar sobre estar equivocada. ou pelo menos tentado evitar pensar na possibilidade de que estamos equivocados. Nós aceitamos isto no abstracto.” 
“Portanto, nós ‘passamos’ pela vida, presos nesta pequena bolha a sentir que estamos certos sobre tudo.” 
“Mas para mim, o que é mais desconcertante o mais trágico de tudo isso é que perde todo o sentido do ser humano. É como se acreditássemos que nossas mentes são estas janelas perfeitamente transparentes que olhamos através delas e vemos o mundo exatamente como ele é. Queremos que todos vejam as coisas do mesmo prisma e vejam exatamente a mesma coisa. Isso não é verdade, e se fosse, a vida seria incrivelmente maçante. O milagre de sua mente não está no fato de você poder ver o mundo como ele é. Está no fato de você poder vê-lo como ele não é. Nós podemos lembrar do passado, e podemos pensar sobre o futuro, e podemos imaginar como é ser outra pessoa em outro lugar.” 
“Por muito desorientadores, difíceis ou humilhantes os nossos erros possam ser, é derradeiramente a incorrecção, não a certeza, que nos podem ensinar quem nós somos.” 
~ Kathryn Schulz

Não nos sentimos confortáveis a falar sobre, ou a abordar o tema, mas podíamos enumerar facilmente os efeitos positivos das experiências negativas sobre as nossas vidas, individual ou colectivamente, Oliver Burkeman apresenta um caminho diferente para a felicidade:
"[Pesquisas] apontam para uma abordagem alternativa [à felicidade]: um ‘caminho negativo’ para a felicidade que envolve assumir uma posição radicalmente diferente para aquelas coisas que maioria de nós passamos as nossas vidas a tentar evitar. Isto envolve aprender a gostar da incerteza, abraçar a insegurança e nos tornarmos familiarizados com o fracasso. Em prol de sermos verdadeiramente felizes, acontece, que podemos na realidade precisar de estar dispostos a experimentar mais emoções negativas, ou, no mínimo, a deixarmos de tentar fugir tanto delas."
~ Oliver Burkeman
"Alguém que amei deu-me
uma caixa cheia de escuridão.
Levou-me anos para
compreender
que isto, também, foi uma prenda."
~ Mary Oliver

Crise e o Papel da Vulnerabilidade e Gratidão Face à Adversidade 
"Pessoas na Grã-Bretanha tornaram-se mais atenciosas à medida que a recessão trouxe o lado compassivo do povo, afirma uma caridade."
~ Chris Irvine, Telegraph, "A Crise Tornou-nos Mais Compassivos"
http://www.telegraph.co.uk/finance/recession/5071290/Recession-has-made-us-more-compassionate.html 
"Uma década de pesquisas sobre gratidão demonstrou-me que quando a vida corre bem, a gratidão permite-nos celebrar e aumentar a bondade. Mas e quando a vida corre mal? No meio da tempestade económica que agarrou o nosso país, frequentemente fui questionado se as pessoas conseguem, ou se devem sequer, se sentir gratas em tais duras circunstâncias. 
A minha resposta é que não só uma atitude de gratidão ajudará, ela é essencial. Na realidade, é precisamente sob condições de crise que temos mais a ganhar com uma perspectiva de gratidão. À face da desmoralização, a gratidão tem o poder de revigorar. À face do quebramento, a gratidão tem o poder de curar. À face do desespero, a gratidão tem o poder de trazer esperança. Por outras palavras, a gratidão consegue ajudar-nos a lidar com tempos difíceis. 
Não me interprete mal. Não sugiro que a gratidão venha fácil ou naturalmente numa crise. É fácil sentir-se grato pelas coisas boas. Ninguém se 'sente' grato que ele ou ela tenha perdido o seu emprego ou um lar ou uma boa saúde ou que tenha levado um golpe devastador no seu portefólio da reforma. 
Mas é vital fazer uma distinção entre sentir-se grato e ser grato. Não temos controlo total sobre as nossas emoções. Não conseguimos nos impulsionar a nós mesmos facilmente a nos sentirmos gratos, menos deprimidos ou felizes. Sentimentos seguem o modo como olhamos para o mundo, pensamentos que temos sobre o modo como as coisas são, o modo como as coisas deviam ser e a distância entre estes dois pontos. 
Mas ser grato é uma escolha, uma atitude prevalecente que dura e é relativamente imune aos ganhos e perdas que fluem para dentro e fora das nossas vidas. Quando o desastre chega, gratidão fornece uma perspectiva da qual podemos ver a vida na sua totalidade e não ficarmos sobrecarregados com circunstâncias temporárias. Sim, esta perspectiva é difícil de alcançar, mas a minha pesquisa diz que vale o esforço."

~ Robert Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia e fundador editor chefe do The Journal of Positive Psychology


Brene Brown estuda conexão humana - nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar.Em uma palestra comovente e divertida no TEDxHouston, ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade. Uma palestra para compartilhar. 
“Na nossa cultura, associamos a vulnerabilidade a emoções que queremos evitar tais como o medo, vergonha e incerteza. 
Contudo frequentemente perdemos a vista do facto de que a vulnerabilidade é também o local onde nasce a alegria, pertença, criatividade, autenticidade e amor.
~ Brené Brown

"Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida…
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?"

Algumas Citações: 
“Nada o impedirá de ser criativo tanto como o medo de cometer um erro.”
~ John Cleese 
"Há somente uma solução: Deves abraçar o fracasso."
~ Milton Glaser 
"As crianças têm uma lição que os adultos devem aprender, a não terem vergonha de falhar, mas se levantarem e tentarem de novo. Maioria de nós adultos têm tanto medo, tão cautelosos, tão 'seguros', e deste modo tão redutores e rígidos e amedrontados que é por isso que tantos humanos fracassam. Maioria dos adultos demitiram-se a si mesmos do fracasso."
~ Malcolm X 
"As pessoas são ensinadas que a dor é má e perigosa. Como podem elas lidar com o amor se elas têm medo de sentir? Dor destina-se a nos despertar."
~ Jim Morrison 
"Somente quando compreendemos que a vida não nos conduz a lugar algum, é que ela começa a ter sentido."
~ P.D. Ouspensky 
"É o sofrimento realmente necessário? 
Sim e não. 
Se não tivesses sofrido, não haveria profundidade em ti enquanto ser humano, nenhuma humildade, nem compaixão. Não estarias a ler isto agora. Sofrimento racha uma abertura na concha do ego e então chega a um ponto em que serviu o seu propósito. 
Sofrimento é necessário até que percebas que é desnecessário."
~ Eckhart Tolle 
"Cada agressão que recebas olha-a como um pedido de amor e responde-lhe na linguagem do amor. Porque cada vez que respondas com ataque, te estarás a atacar a ti mesmo."
~ Mahatma Ghandi 
"As pessoas têm tendência para acreditar que o mal é algo externo a elas, todavia é uma projecção da sombra sobre as outras. Como aquele que projecta o princípio mal absoluto e insolúvel para os outros, é ao grau que ele condena os outros e encontra mal nos outros, este está inconsciente da mesma coisa dentro de si mesmo, ou o potencial disso dentro de si mesmo. É uma projecção da sua própria sombra."
~ Carl Jung
"Até que tenhamos encontrado os monstros em nós mesmos, continuaremos a tentar matá-los no mundo exterior. E descobrimos que não conseguimos."
~ Marianne Williamson
"Se queres despertar toda a humanidade, então desperta o todo de ti mesmo. Se queres eliminar o sofrimento no mundo, então elimina tudo o que é escuro e negativo em ti mesmo. Verdadeiramente, a maior prenda que tens a dar é a tua própria auto-transformação.”
~ Lao Tzu 
"As mais firmes das amizades foram formadas em adversidade mútua, pois o ferro é mais fortemente unido pela chama mais feroz."
~ Charles Caleb Colton

"Do sofrimento emergiram as mais fortes almas, as mais massivas personalidades estão cobertas de cicatrizes."
~ Kahlil Gibran

"Há mais real grandeza numa alma que se abre, que se alarga, que se aprofunda, do que nas alminhas satisfeitas que se contentam. Todo o valor da vida está em se sentir em movimento: em ter consciência da sua dinâmica. ¶ Mudar? Transformar?
Revolucionar? É amargo, direis vós? Mas vêde – isto é que é viver"
~ Raul Proença via O Grupo de Investigação de Pensamento Português (Universidade de Lisboa)

FOTO por c@rljones, Carl Jones @ Flickr

0 comentários: