Auguste Comte Sobre Cooperação, Família e a Evolução da Natureza Humana

 
"A verdadeira unidade social é a família, é essencialmente no plano da família que a sociedade é construída. Numa família os instintos sociais e pessoais são fundidos e reconciliados, numa família, também, o princípio da subordinação e cooperação mútua são exemplificados. O doméstico é a base de toda a vida social. A tendência moderna, deste modo, a atacar a instituição da família é um sintoma alarmante de desorganização social." 
"O princípio da cooperação, espontânea ou concertada, é a base da sociedade e o objecto da sociedade deve ser sempre encontrar o lugar certo para os seus membros individuais no seu grande esquema cooperativo. Há, contudo, um perigo de exageração da especialização, ela concentra a atenção dos indivíduos em pequenas partes da máquina social e assim estreita o seu sentido de comunidade social e produz uma indiferença aos interesses maiores da humanidade. É lamentável encontrar um artesão a passar a sua vida a fazer cabeças de alfinete e é igualmente lamentável encontrar um homem ao empregar a sua mente somente na solução de equações." 
"As divisões que estabelecemos entre as ciências são, embora não arbitrárias, essencialmente artificiais. O sujeito das nossas pesquisas é um: dividimos-o para nossa conveniência, em prol de lidar mais facilmente com suas dificuldades. Mas por vezes ocorre, e especialmente com as mais importantes doutrinas de cada ciência de que precisamos do que não conseguimos obter sob o presente isolamento das ciências, uma combinação de vários pontos de vista especiais, e por querermos isto, problemas muito importantes aguardam sua solução muito mais tempo do que caso contrário precisariam." 
"Disse que a nossa concepção de união humana deve ser totalmente desadequada, e, certamente não pode merecer o nome, enquanto ela não abraçar cada elemento da nossa natureza."

"O progresso humano consiste na evolução das qualidades morais e intelectuais adequadas ao homem." 
"O progresso da mente individual é não só uma ilustração, mas uma evidência indirecta da mente geral."
~ Auguste Comte

FOTO por PhOtOnQuAnTiQuE @ Flickr

2 comentários: