Biologia e a Sociedade Como Um Corpo

 
"A evolução da nossa espécie não chegou a um final. Seres humanos não são um produto acabado, mas em vez disso um processo perpetuadamente inacabado, um alvo a abater e no nosso presente estado, a condição humana, não é a última palavra no assunto. A humanidade está em movimento à medida que a onda da evolução continua a empurrar-nos em frente.
~ Peter Baumann e Michael Taft, Ego The Book
“Agora, um corpo, as várias partes do qual são interdependentes que sem coordenação vitalidade é reduzida ou a morte prossegue, devem ser consideradas, tanto quanto as funções em questão lhe dizem respeito, não como uma colecção de organismos rivais, mas como um. Isto é de acordo com o que conhecemos do carácter dos organismos vivos no seu conflito com o meio ambiente. Quanto mais elevado o organismo, maior a elaboração e interdependência da sua parte, maior a necessidade de coordenação.” 
O indivíduo no seu aspecto sociológico não é o organismo completo. Aquele que tenta viver sem associação com seu semelhante morre. Nem é a nação o organismo completo. Se a Bretanha tentasse viver sem cooperação com as outras nações, metade da população morreria à fome. Quanto mais completa a cooperação, maior a vitalidade.” 
"Os factos óbvios do desenvolvimento das comunidades demonstram que há uma substituição progressiva da rivalidade pela cooperação e que a vitalidade do organismo social aumenta em proporção directa com a eficiência da cooperação e o abandono da rivalidade, entre suas partes."
~ Sir Norman Angell 1872-1967, autor, orador, jornalista e membro do parlamento britânico para o Partido Trabalhista 
"Quanta mais consciência um organismo tem do seu meio ambiente, melhores suas chances de sobrevivência. Quando as células se reúnem elas aumentam a sua consciência exponencialmente. Divisão de trabalho entre células na comunidade oferece uma vantagem de sobrevivência adicional. 
A evolução é baseada numa interacção instrutiva, cooperativa entre organismos e o seu meio ambiente permite que as formas de vida sobrevivam e evoluam num mundo dinâmico.” 
"Uma célula mais tarde se torna um humano, que mais tarde se torna a humanidade. E quando a humanidade for completa a terra enquanto organismo completa a sua evolução… quando a terra completa a sua evolução estamos então no nível de uma unidade, com uma voz de união, que nos permite falar como um…"
~ Bruce Lipton, biólogo


Ver:
http://youtu.be/rOD1XVYddDs
http://youtu.be/ZAiXEnnMwAs

0 comentários: