Como a Desigualdade Económica Prejudica As Sociedades?




Sentimos instintivamente que alguma coisa vai mal nas sociedades com grandes disparidades de rendimentos. Richard Wilkinson apresenta gráficos com dados concretos sobre a desigualdade económica, e mostra o que piora quando os ricos e os pobres estão demasiado afastados: efeitos reais na saúde, tempo de vida, e mesmo em valores básicos como a confiança.
"Os ricos não devem ignorar os pobres porque tanto os ricos e pobres estão ligados neste tecido único do destino."
~ Martin Luther King
Educação – Um Meio Para Nivelar a Desigualdade Social

A Finlândia é uma pequena nação de 5.2 milhões de pessoas, com praticamente nenhuns recursos naturais. O governo Finlandês teve de achar uma maneira de permanecer competitivo com a economia global, enquanto minimizando também a desigualdade social. Com o que ele apareceu foi o sistema de educação:
“Desde os anos 80, o principal condutor da política da educação Finlandesa tem sido a ideia de que cada criança deve ter exactamente a mesma oportunidade para aprender, independentemente do cenário familiar, vencimento ou localização geográfica. Educação foi vista como primeiro e antes de mais não uma maneira de produzir realizadores brilhantes, mas como um instrumento para nivelar a desigualdade social.”
~ Pasi Salhberg, Finnish Lessons

0 comentários: