Contágio Social Para O Bem Social



"Considere o clássico e familiar exemplo de uma ovação no final de uma actuação teatral. Frequentemente começa com um único indivíduo ou dois que se levantam e irrompendo com um público maior, que permanece sentado. Então ligeiramente mais membros do público se juntam à ovação.

E então mais alguns e mais alguns até que subitamente – whoosh – há uma cascata e subitamente todos estão de pé. É claro, nem todos o que o fazem se sentem igualmente entusiasmados com a actuação, mas eles levantam-se de qualquer modo. Maioria de nós, em tal situação, eventualmente se levantará, sem que nos seja pedido. E ao nós o termos feito torna-o mais provável que todos os que nos rodeiam o façam também. Em termos simples, a ovação 'apanha-se' — ela age como uma doença, percorrendo uma população de pessoas no teatro tal como uma virose ou infecção bacteriana. E isso é contágio social. 
Esta tendência de copiar aplica-se não só a comportamentos, mas também a crenças, emoções e normas culturais que interiorizamos. O que acreditamos, como agimos e a quem nos conectamos todos são influenciados pelos que nos rodeiam, e isso, por sua vez, influencia todas essas pessoas com quem entramos em contacto. 
Estas teias de influência são o que dá origem às modas desta estação 'obrigatórias', à formação de sabedoria política 'convencional' e à estranha sincronia onde todos os seus amigos lhe enviam o mesmo vídeo contagioso no mesmo dia. Mas o contágio social causa efeitos menos óbvios. Por exemplo, a pesquisa sugere que os comportamentos sanos dos amigos dos seus amigos podem moldar significativamente os seus resultados na saúde. Tal como a felicidade dos amigos dos seus amigos, estabilidade financeira, comportamento eleitoral e actos de bondade são também contagiosos, se espalhando pelas suas redes sociais. 
Todos os quais conduzem à pergunta, como podemos dominar o contágio social para promover o bem social?"

~PopTech, "Contágio Social Para o Bem Social" http://bit.ly/Tw9xwz

FOTO por HikingArtist.com @ Flickr

2 comentários:

  1. Acredito que o contágio social pode ser usado para potencializar cada área de nossa vida. Sabendo selecionar nossa rede de contatos e grupos sociais que participamos.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que o contágio social pode ser usado para potencializar cada área de nossa vida. Sabendo selecionar nossa rede de contatos e grupos sociais que participamos.

    ResponderEliminar