Da Competição À Colaboração


“Vive para ti mesmo e terás vivido em vão.
Vive para os outros e viverás novamente.”
~ Bob Marley

Todas as crises são parte de um processo de desenvolvimento humano que passa pela competição e eventualmente conduz a um estado de cooperação, colaboração e diálogo, assim se manifestam as primeiras centelhas de esperança neste processo para que maior grau de unidade social seja alcançada e retida na sociedade humana.

Cooperação e colaboração não são traços de fraqueza na evolução da espécie mas sim sinal de inteligência através das quais foi possível o progresso e o desenvolvimento. 
(ver http://responsabilidademutua.blogspot.pt/2013/07/trabalho-de-equipa-e-altruismo.html).

http://bit.ly/10RljUh - 1200 catalães praticam a autogestão com moeda, educação e saúde próprias

DOCUMENTÁRIO "Outra Vida é Possível, Homenagem a Catalunha"
"Os modelos padronizados macroeconómicos falharam em tudo nos mais importantes testes da teoria cientifica. Eles não previram que a crise financeira acontecesse e quando ela acontecesse, subestimaram os seus efeitos."
~ Joseph Stiglitz, Laureado Prémio Nobel da Economia, 4º Encontro de Ciências Económicas, Lindau 
"Karl Marx tinha razão. A certo ponto, o capitalismo consegue se auto-destruir."
~ Nouriel Roubini, Professor de Economia na Universidade de Nova Iorque e um dos que previu a crise global de empréstimos em 2004, Verão de 2011 
"De acordo com recentes estudos de investigação, o desenvolvimento e tamanho maior do cérebro humano é devido à capacidade de sermos uma espécie social cooperativa."
~ Helen Fields, "Trabalho De Equipa Cria Cérebros Grandes"
"Todos entramos neste mundo como seres potencialmente sociais. Quando nascemos, somos essencialmente desesperados e temos de depender dos outros em prol de preencher as nossas necessidades mais básicas. À medida que crescemos e amadurecemos, experimentamos um processo contínuo de interacção social que nos permite desenvolver as aptidões que precisamos para participar na sociedade humana."
~ Dr. Loretta F. Kasper, linguista e psicóloga 
"Podemos adicionar 'cooperação natural' como o terceiro princípio fundamental da evolução além da mutação e selecção natural."
~ Dr. Martin Nowak

0 comentários: