Estamos A Usar O Meio Ou Está O Meio A Usar-nos?


"Toda a televisão é televisão educativa. A única pergunta é: O que está ela a ensinar?" 
~ Jersey Shore


A televisão, meio de comunicação unilateral que nos permite receber informação e alternar entre os vários canais de informação emitidos mas nunca o inverso, tornou-se um elemento permanente da nossa cultura. Ela passou a ser a voz através da qual a sociedade nos transmite as suas ideias, onde informação a respeito de determinada visão do mundo é formada e entregue ao telespectador.

Juntamente com uma falsa sensação de poder onde o indivíduo, munido do comando remoto, se acredita no poder de, de alguma maneira, influenciar o seu futuro ao mudar através de um simples clique no botão certo. A televisão tornou-se também, rapidamente um palco para maioria dos entretimentos culturais e distracções para coisas que, são fundamentais para a sobrevivência humana, quer individual quer colectiva, dando origem a verdadeiras deformações sociais originando imensos dos problemas da nossa sociedade.

Seja a televisão ou qualquer outro meio de comunicação, extraímos nossas aspirações do meio envolvente, temos realmente todas as ferramentas ao nosso dispor, mas resta a pergunta, estamos a usar o meio para a nossa vantagem enquanto espécie ou está o meio a nos usar a nós?


O comediante Charlie Brooker aborda o tema "Aspiração" no seu programa "Como a TV Arruinou a Sua Vida"

Genérico: "Estas pessoas não são apenas pessoas, são seus rivais! 
Olhe, uma rua cheia de rivais! 

Vivemos num mundo em que todos esperam o melhor de tudo, q
uanto mais queremos mais insatisfeitos nos sentimos, a felicidade parece perpetuadamente fora do alcance. 
Porquê?"
"Os jovens são passados pelas escolas que não os ensinam, então são forçados a procurar empregos que não existem e finalmente são deixados ao abandono nas ruas a olhar para as vidas glamorosas publicitadas à sua volta."

~ Huey P. Newton

Seguem-se algumas das citações mais pertinentes de alguns dos mais famosos teóricos da comunicação

"De pensarmos a cultura humana como uma enorme ecologia de simbiontes, de entidades simbióticas que dependem de nós para existir, assim como nossos germes, assim como os ácaros que vivem nos nossos cílios e na nossa pele, percebemos que alguns são ruins para nós, alguns são neutros, e alguns são ótimos.." ~ Daniel Dennett

"A cultura é o teu sistema operativo."
~ Terence Mckenna 
"..Acaba por ser esta contemplação passiva de uma tela a piscar. 
Vês milha após milha de casas escurecidas com ela pequena tela electrónica a piscar no salão, cada um isolado a ver esta coisa e assim sem nenhuma comunhão verdadeira uns com os outros de todo. 
E este isolamento de pessoas num mundo privado seu, é realmente a criação de uma multidão sem mente e assim não nos damos uns com os outros senão para expressões públicas para nos livrarmos da nossa hostilidade como o futebol ou compras. 
E até nos espectáculos que vemos nesta televisão, é melhor exibir pessoas a se matar umas às outras, mas ó céus, não pessoas a se amarem umas às outras, senão de uma maneira algo restrita. 
Só podemos tirar uma conclusão.. que é a de que expressões de amor físico são de longe mais perigosas que expressões de ódio físico."
"Uma civilização democrática se salvará a si mesma somente se as suas imagens estimularem a reflexão crítica em vez de se tornar um sistema de hipnose de massas."
~ Umberto Eco 
"O espaço entre a televisão e essa pessoa que está a ver é terreno muito sagrado."
~ Mr. Rogers 
"Educação para o lazer deve visar enriquecer o conhecimento e as aptidões daqueles a quem é dirigida e os permitir usá-la no seu tempo de lazer em prol de melhorar a sua qualidade de vida."
~ Jerzy Smorawinski, Relatório para o Concelho Europeu

"Os media podem ser um instrumento de mudança, eles conseguem manter o status quo e reflectir as necessidades da sociedade ou eles podem, esperançosamente, despertar as pessoas e mudarem mentes. Penso que isso depende de quem está a pilotar o avião."
~ Katie Couric

"Boa educação deveria tornar os estudantes bem adaptados para viver no seu meio ambiente. No sentido mais amplo, "meio" significa não só o fundo familiar mas também os meios políticos, económicos e naturais que circundam os jovens enquanto crescem hoje. Estes meios mudaram para além do reconhecimento durante os últimos passados séculos, na realidade eles mudaram enormemente durante as passadas décadas e consequentemente a educação tradicional está em grande necessidade de revisão."
~ John Avery, H.C. Ørsted Institute, Aprender a Viver em Harmonia

"Se as crianças receberem uma educação sonante sobre a história, efeitos sociais e preconceitos psicológicos da tecnologia, elas podem crescer para se tornarem adultos que usam a tecnologia em vez de serem usadas por ela."
~ Neil Postman 
"A televisão é modo principal da nossa cultura se conhecer a si mesma. Desta forma, e este é o ponto crítico, como a televisão apresenta o mundo torna-se o modelo para como o mundo deve ser adequadamente apresentado. Não é meramente que o entretenimento da tela televisiva é a metáfora para todo o discurso. É que da tela para fora a mesma metáfora prevalece."
~ Neil Postman 
"A televisão está a alterar o significado de "estar informado" ao criar uma espécie de informação que pode adequadamente ser chamada de desinformação. Desinformação não significa informação falsa. Significa informação enganadora, deslocada, irrelevante, fragmentada ou superficial, informação que cria a ilusão de saber alguma coisa, mas que na realidade leva um para longe de saber."
~ Neil Postman 
"Não estou a dizer que o conteúdo não seja entretenimento, mas agora passamos 15 anos das nossas vidas a ver vídeo: quatro horas na TV, duas horas online, quase uma hora nos portáteis. Temos de nos tornar mais conscientes do poder do vídeo. Eles dizem, "Você e o que você come," mas na realidade você é o que você vê. Então tenha uma dieta adequada quando diz respeito ao vídeo."
~ Shahrzad Rafiti

"As culturas humanas progridem através de uma dança de especialização e integração. O problema é que o traço humano de pensamento abstracto permitiu à nossa habilidade de nos especializarmos ocupar o espaço da nossa habilidade de integrar conhecimento. Assim, sabemos mais sobre detalhes sobre nada particularmente relevante. A vida torna-se um jogo de trivialidades jogada entre pessoas que não têm um entendimento intrínseco de quem, ou o que elas são e que não fazem ideia de como os sistemas maiores sociais, científicos e culturais operam."
~ Earon Davis

"A maioria da publicidade trata-se de nos tentar excitar sobre coisas que não sabiamos que queriamos e em muitos casos não precisamos profunda e realmente. E a publicidade funciona a sério, as pessoas não gastariam dinheiro nela caso ela não funcionásse e o perigo dela é que ela nos puxa em direcções não úteis. Não é que a publicidade seja o problema, são as coisas que são publicitadas que são o problema."
~ Alain de Botton, BIG THINK

"Os homens acreditam-se a si mesmos como sendo livres, simplesmente porque eles estão conscientes das suas acções e inconscientes das causas pelas quais essas acções são determinadas."
~ Baruch Espinoza 
"O desejo crescente das pessoas por experiências trás com ele não só um desejo de fortalecer os seus laços e desfrutar de bons tempos com a família e amigos mas também um desejo de conhecimento e auto-melhoramento."
~ Randy White, CEO

"Um estado totalitário realmente eficiente seria um no qual o executivo dos todo-poderosos patrões políticos e seu exército de gestores controlam uma população de escravos que não têm de ser coagidos, porque eles amam sua servidão."
~ Aldous Huxley 
"Haverá, na próxima geração ou assim, um método farmacológico de fazer as pessoas amarem a sua servidão e produzir ditadura sem lágrimas, por assim dizer, produzir uma espécie de campo de concentração indolor para sociedades inteiras, tais que as liberdades das pessoas realmente lhes sejam retiradas, mas desfrutaram disso, porque elas estarão distraídas de qualquer desejo de se revoltarem pela propaganda ou lavagem cerebral, ou lavagem cerebral aumentada pelos métodos farmacológicos. E esta parece ser a última revolução."
~ Aldous Huxley, Tavistock Group, California Medical School, 1961
"Indiferença para as pessoas e a realidade na qual elas vivem é o único pecado capital no design."
~ Dieter Rams 
"Ao persuadir as pessoas a comprarem coisas de que elas não precisam, com dinheiro que elas não têm, de modo a impressionar outras que não querem saber, o design comercial é provavelmente o campo mais falso na existência hoje."
~ Victor Papanek 
"A propaganda funciona melhor quando aqueles que estão a ser manipulados estão confiantes que estão a agir de sua própria livre vontade."
~ Goebbels 
"Muito do poder publicitário vem da crença de que ele não nos afecta. O tipo mais eficiente de propaganda é aquele que não é reconhecido como tal. Porque pensamos que a publicidade é tola e trivial, estamos menos em guarda, menos críticos, que podíamos inversamente estar. Está toda diversão, é ridícula. Enquanto estamos a rir, por vezes a sarcástico, o anúncio faz o seu trabalho."
~ Jean Kilbourne
"A Internet tornou-se uma parte integra das nossas vidas porque ela é interactiva. Isso significa que as pessoas são emissoras de informação, em vez de simplesmente receptores dos 'velhos' media."
~ Douglas Rushkoff
"Os media não são apenas ferramentas, eles não são apenas meios de comunicação, mas os media na realidade mediam relacionamentos. Então quando os media mudam, os relacionamentos mudam."
~ Michael Wesch, O Futuro da Comunicação

VIDEOS:
http://youtu.be/e--nitVjLoQ
http://www.youtube.com/watch?v=VPRgczjKjTM
http://youtu.be/i1OVhlRpwJc
http://youtu.be/5dxj3QQDlVo
http://youtu.be/17j5QzF3kqE
http://youtu.be/Hv5Z2Xv8iJU

FOTO via Despertai Consciências de Portugal

0 comentários: