David Bohm Sobre O Pensamento e a Realidade



David Bohm, físico teórico, sobre a natureza da realidade:
"Bem no fundo a consciência da humanidade é uma. Esta é uma certeza virtual porque até no vácuo a matéria é una e se não virmos isto, é porque nos estamos a cegar a nós mesmos para isso."
~ 1986 
"O modo geral do homem pensar da totalidade, ou seja, sua visão do mundo geral, é crucial para a ordem geral da própria mente humana. Se ele pensa da totalidade como constituída de fragmentos independentes, então é assim que a sua mente tenderá a operar, mas se conseguirmos incluir tudo coerentemente e harmoniosamente num todo geral que é indiviso, inteiro e sem fronteiras (pois cada fronteira é uma divisão ou quebra) então sua mente tenderá a se mover numa maneira similar e disto fluirá uma acção ordeira dentro do todo."
~ Wholeness and the Implicate Order (1980) 
"O ponto sobre a dialéctica é a identidade derradeira do universal e o individual. O individual é universal e o universal é individual. A palavra "individual" significa indiviso, então podemos dizer que muito poucos indivíduos alguma vez existiram. Chamar-lhe-íamos 'dividuos'. Individualidade é somente possível se ela se desdobrar da totalidade."
~ Dialogues with Scientists and Sages : The Search for Unity (1986) 
"Consciência é muito mais de ordem implicada do que é a matéria . . . Todavia num nível mais profundo [matéria e consciência] são na realidade inseparáveis e entrelaçadas, tal como no jogo de computador o jogador e a tela estão unidos pela participação."
~ 1987 
"A habilidade de percepcionar ou pensar diferentemente é mais importante que o conhecimento ganho." 
"Invertemos a noção clássica frequente de que as 'partes elementares' independentes do mundo são a realidade fundamental e que os vários sistemas são formas contingentes meramente particulares destas partes. Em vez disso, dizemos que a inter-conectividade inseparável quântica do universo inteiro é a realidade fundamental e que as partes que se comportam relativamente independentes são formas meramente particulares e contingentes dentro deste todo."
~ Foundations of Physics Vol 5 (1975)

FOTO por zoomion @ Flickr

0 comentários: