De Onde Veio a Arte e a Cultura e Porquê?

"A mais antiga e forte emoção da humanidade é o medo e o mais antigo e forte tipo de medo é o medo do desconhecido." ~ H. P. Lovecraft
“É sinal de grande insegurança interior ser hostil ao desconhecido.” ~ Anais Nin

Quais são as origens da arte e cultura? Mais importante, onde ou quando começámos a traçar uma linha separadora entre 'nós' e 'os outros'? Mais e mais achados científicos demonstram que estamos programados para a empatia, é a empatia um traço evolucionário e evoluímos empaticamente para abraçar maior e maior identificação com os outros?

Estas são perguntas importantes.

Parece que tudo se resume a como definimos quem somos, a nossa identidade e a necessidade da expansão da nossa identidade como explica Donald Johanson que conviveu com o povo Masai na Tanzânia, a arte nasceu da pintura corporal:
"Foi tão interessante porque fui a um casamento e eles usavam esta terra vermelha para pintar suas faces. E aqui apareço eu muito diferente e me sentindo como 'o outro', como 'o forasteiro' e uma mulher anciã veio até mim e começou a pintar minha face.."
~ Donald Johanson

Adicionalmente:
'Nós Contra Eles', Uma Mentalidade De Separação

FOTO por Dietmar Temps @ Flickr

0 comentários: