É A Comparação Uma Forma de Violência?


"..se me comparo a mim mesmo a toda a hora contigo, tu és esperto, inteligente, bonito, capaz e tudo o resto disso, estou em conflito perpétuo contigo."
~ Jiddu Krishnamurti http://youtu.be/OsPRng8o6F8 
"Vês agora porque é violento? Porque te estás a separar a ti mesmo do resto da humanidade. Quando te separas a ti mesmo por credo, nacionalidade, por tradição, isso gera violência. Então um homem que procura compreender a violência não pertence a país algum, a qualquer religião, a qualquer partido político ou sistema parcial, ele esta preocupado com o entendimento total da humanidade."
~ Jiddu Krishnamurti http://youtu.be/rQaPFSj-AM4 
“Ignorância e preconceito são as criadas da propaganda. Nossa missão, deste modo, é confrontar ignorância com conhecimento, intolerância com tolerância e isolamento com a mão estendida da generosidade. Racismo pode, será e deve ser derrotado.”
"A minha mão direita escreveu todos os poemas que eu compus, a minha mão esquerda não escreveu poema algum. 
Mas a minha mão direita não pensa que 'Tu mão esquerda não prestas para nada!'
A minha mão direita não tem o complexo de superioridade de todo e é por isso é que é muito feliz'
~ Thich Nhat Hanh http://youtu.be/XrdLvxNts24 
"Quão civilizada uma pessoa é depende das imediações nas quais ela cresce. As diferenças nos modos como as pessoas se comportam não são herdadas dos seus antepassados."
~ The Brotherhood of Man http://youtu.be/JlCr0SWpDNM 

Porque gostamos de ser valorizados, que gostem de nós e assim sentimos uma necessidade de aprovação social e se os valores da sociedade não forem benéficos?
"Os sistemas educativos devem guardar contra competição destrutiva - ..”o desejo pela aprovação dos nossos semelhantes certamente é um dos poderes de coesão mais importantes na sociedade.”
~ Albert Einstein 
"Os homens não desejam ser meramente ricos, mas mais ricos que os outros homens."
~ John Stuart Mill, Ensaio sobre Liberdade Social 
"Uma segunda e mais importante razão pela qual o dinheiro não torna automaticamente todos mais felizes é que as pessoas têm tendência para comparar a sua parte com a das outras. 
Num gritante exemplo, foi questionado a estudantes na Universidade de Harvard se eles preferiam 
(a) 50.000 dólares por ano enquanto outros recebiam metade disso ou
(b) 100.000 dólares por ano quando outros recebiam o dobro. 
A maioria escolheu (a)."
~ The Economist, "Perseguir o Sonho"
"Começamos a ver, deste modo, a importância de seleccionar o nosso meio com o maior cuidado, porque o meio ambiente é o solo nutriente mental do qual a comida que vai para nossas mentes é extraída."
~ Napoleon Hil



Pressão social e bullying andam de mão dada, pode a pressão ser usada de formas construtivas? Ou é a coação uma força negativa?


Desigualdade e Justiça Social 
"Os ricos não devem ignorar os pobres porque tanto os ricos e pobres estão ligados neste tecido único do destino."
~ Martin Luther King
O cartoon ilustra de forma brilhante os conceitos de igualdade e justiça mas o que significa realmente igualdade?

E se igualdade significar que cada um recebe de acordo com a sua necessidade e contribui de acordo com a sua habilidade, igualdade tomaria contornos aparentemente desiguais na nossa sociedade e uma vez que julgamos sempre de acordo com o que temos diante de nós, esta problemática seria aparentemente impossível de solucionar.

Desigualdade social cria mais e mais do mesmo, comparação, e comparação aumenta a violência, assim alguém escreveu "Pobreza é a pior forma de violência" (Ghandi). 

Comparação origina competição e não precisamos na realidade de recorrer a Darwin ou como as falsas percepções da teoria de Darwin (F. de Waal, Dacher Keltner) originaram muitos dos sistemas que criámos.

Ela está tão profundamente enraizada na nossa cultura que passa praticamente despercebida, individualmente condenamos a desigualdade mas a nossa cultura eleva-a constantemente. Por exemplo, preferimos os fortes e heróis aos fracos e falhados, os belos aos feios, ou seja, ela vem de tempos sem memória e está na realidade entranhada no modo como pensamos e isso alimenta o que menos desejamos, senão vejamos:
“Todos somos produtos do nosso condicionamento. Desde uma idade muito jovem somos criados com uma paixão pela competição. Adoramos vencedores, desprezamos perdedores. É nos aparafusado que vencer não é tudo, é a única coisa. Mas muito raramente somos criados para respeitar e valorizar a colaboração, já para não falar de a reconhecer e recompensar.”

~ Lloyd S. Shapley, professor emérito de economia e matemática em UCLA, foi galardoado com o Prémio Nobel em Ciências Económicas 2012

"Precisamos de um debate honesto sobre a educação selectiva, diz Laura McInerney, no momento, as pessoas parecem valorizar somente crianças pobres mas espertas, não pobres mas medianas"

~ Laura McInerney, Escolas selectivas podem ajudar crianças pobres, inteligentes, mas e o resto?

"A Grã-Bretanha arrisca-se a 'caminhar sonâmbula para um mundo onde a desigualdade se torna tão entranhada que nossas crianças crescerão num estado de apartheid social'"

~ Jamie Doward e Taytula Burke, Pobreza infantil na Grã-Bretanha está a causar 'apartheid social'

"Um desequilíbrio entre ricos e pobres é a mais antiga e mais fatal enfermidade de todas as repúblicas."
~ Plutárco 
"As culturas humanas progridem através de uma dança de especialização e integração. O problema é que o trilho humano de pensamento abstracto permitiu à nossa habilidade de nos especializarmos tomar a nossa habilidade de integrar conhecimento. Assim, sabemos mais e mais detalhes sobre nada particularmente relevante. A vida torna-se um jogo de trivialidades jogado entre pessoas que não têm um entendimento intrínseco de quem ou o que, elas são e que fazem pouca ideia de como os sistemas sociais, científicos e culturais maiores operam."

~ Earon Davis



Justiça Social e Igualdade

“O sociólogo, Ulrich Beck, escreveu no seu livro Admirável Mundo Novo do Trabalho, que na nova sociedade, as pessoas vão realizar “trabalho civil” para o benefício da sociedade. No entanto, como pode uma tal sociedade trazer satisfação e um sentimento de satisfação às pessoas?
A nova sociedade deve reconhecer que se nos medimos a nós mesmos em relação aos outros, nunca nos sentiremos satisfeitos ou que obteremos justiça social.”


Educação – Um Meio Para Nivelar a Desigualdade Social

A Finlândia é uma pequena nação de 5.2 milhões de pessoas, com praticamente nenhuns recursos naturais. O governo Finlandês teve de achar uma maneira de permanecer competitivo com a economia global, enquanto minimizando também a desigualdade social. Com o que ele apareceu foi o sistema de educação:
“Desde os anos 80, o principal condutor da política da educação Finlandesa tem sido a ideia de que cada criança deve ter exactamente a mesma oportunidade para aprender, independentemente do cenário familiar, vencimento ou localização geográfica. Educação foi vista como primeiro e antes de mais não uma maneira de produzir realizadores brilhantes, mas como um instrumento para nivelar a desigualdade social.
~ Pasi Salhberg, Finnish Lessons http://finnishlessons.com


FOTO por lukesaagi @ Flickr

0 comentários: