Empatia A Chave Para a Mudança Em Larga Escala


"O progresso humano consiste na evolução das qualidades morais e intelectuais adequadas ao homem."
~ Auguste Comte
O filósofo e autor Roman Krznaric fala-nos de algo que conhecemos bem da poesia de pessoa, transcendência e empatia, ele explica como podemos ajudar a conduzir a tão desejada mudança social ao simplesmente mudarmos a nossa percepção do mundo à nossa volta, "pisando" fora de nós mesmos para uma identidade maior
Empatia não é simplesmente algo que expande o nosso universo moral. Empatia é algo que o pode tornar um pensador mais criativo, melhorar os seus relacionamentos, consegue criar laços humanos que fazem com que a vida valha a pena viver. Mas, mais que isso, empatia trata-se também de mudança social, mudança social radical.” 
”Penso que no século vinte e um precisamos de reconhecer que se conhecer a si mesmo é algo que também pode ser alcançado ao pisar fora de si mesmo ao descobrir as vidas das outras pessoas e penso que a empatia é a maneira de revolucionar as nossas próprias filosofias de vida para se tornarem mais perspectivas e criarem a revolução dos relacionamentos humanos que penso que tão desesperadamente precisamos.”
~ Roman Krznaric
"Sem um fim social o saber será a maior das futilidades"
~ Gilberto Freyre 
"..as histórias são poderosas porque nos transportam para os mundos de outras pessoas mas ao assim fazerem mudam o modo como os nossos cérebros funcionam e mudam potencialmente a química do nosso cérebro. E é isso o que significa ser uma criatura social, é nos conectarmos aos outros, nos preocuparmos com os outros, até completos estranhos."
~ Paul Zak

"Viver é ser outro."
~ Fernando Pessoa
Empatia: O Elo Que Faltava Para Solucionar Os Problemas Mais Urgentes Do Mundo 
«Tudo foi desencadeado por um e-mail que recebi do Fórum Mundial Económico
"Cara Professora Hartigan,
Enquanto estudante da Rede de Concelhos da Agenda Global, valorizamos a sua especialidade para nos ajudar a gerar novo conhecimento importante e oportunidades para a colaboração. Queremos escutar as suas visões sobre com o que os líderes mundiais devem tomar cuidado e sobre o que devem pensar em 2014." 
Nunca foi a empatia tão importante. Vivemos numa era sem precedentes de mudanças imprevisíveis. Concordo completamente com Rifkin que "a evolução empática da raça humana e as maneiras profundas que ela moldou o nosso desenvolvimento... irão provavelmente decidir o nosso destino enquanto espécie." 
Questiono-me, posso eu destacar o desenvolvimento da empatia como o assunto mais importante que sublinha todos os outros problemas na sondagem do Fórum Mundial Económico na Agenda Global? Adoraria ouvir os líderes globais discutir esse tópico!»
~ Pamela Hartigan, Directora do Centro Para O Empreendorismo Social Skoll na Escola de Negócios Saїd, Universidade de Oxford
http://www.huffingtonpost.com/pamela-hartigan/empathy-the-missing-link-_b_3556404.html


"Empatia é a maior coisa. Há uma expressão que adoro: 'Deixa que as pessoas vivam no teu coração.'"
~ Toshiro Kanamori, professor primário, Kanazawa, Japão, Documentário "Children Full of Life", empatia no Ensino

0 comentários: