Não Há 'Lá Fora'





“As escolhas humanas e o nosso comportamento são derradeiramente as causas da mudança climática, pobreza… e o mundo à nossa volta.”
~ Professor Julian Savulescu é Director do Instituto para a Ciência e Ética, Oxford Martin School, Universidade de Oxford

“Enquanto você pensar que a natureza está ‘lá fora,’ então você tem a separação básica que o permite ver o meio ambiente como ‘outro’ e as pessoas como distintas dele e essa separação de ‘eu’ da ‘natureza’ é realmente o que o homem branco trouxe sobre a civilização Essa é a doença, a profunda, profunda ferida que será curada de uma maneira ou de outra nas décadas que se seguem.”
~ Paul Hawken, ambientalista, empresário e autor
“A ciência e tecnologia têm a habilidade de ter uma profunda influência no panorama humano. Mas essa influência pode conduzir-nos aos mais profundos vales de sofrimento, ou ela pode conduzir-nos aos picos do nosso mais alto potencial.

Creio que a compaixão vai ser o instrumento que nos permite ver o último e não o anterior. Ela é a chave que vai abrir o que nos separa. Ela é a chave que vai responder aos problemas, que todos pensamos serem assuntos isolados, tais como o aquecimento global, guerra, fome, conflito, pobreza.
Fundamentalmente, estas não são entidades que nos são externas, estes são problemas do coração humano.”
~ Prof. James R. Doty, M.D. Neurocirurgia, Director e Fundador da CCARE (Centro para a Investigação da Compaixão, Altruísmo e Educação da Universidade de Stanford) http://youtu.be/tUe97gfOLF8 
"Sabe, uma das noções chaves que nesta conversa mudará fundamentalmente, o pensamento das pessoas é, e isto remonta a questão do universo considerado como morto ou vivo. E muito frequentemente, quando falo com as pessoas que querem ser realistas: devemos ser práticos, vamos ser realistas, basicamente elas estão dizendo: bem, nós vivemos em um universo morto, e essencialmente, não existe nada mais acontecendo, excerto para alguns poucos seres vivos, como nós mesmos. Então vamos explorar o morto em nome dos vivos, e nós mesmos. Então, isto estimula, isto cria uma mentalidade exploradora."
"Tecnologia é somente destrutiva nas mãos das pessoas que não percebem que elas são um e o mesmo processo que o universo."
~ Alan Watts 
“Reparar o mundo significa reparar a educação.”
~ Janucz Korkzak, educador e humanitário

Então finalmente percebemos, a ineficácia das anteriores tentativas e campanhas contra isto e contra aquilo, que não agiremos sobre o elemento causal, o homem, senão através da educação.

0 comentários: