Erich Fromm com Mike Wallace Sobre o Propósito do Trabalho

"Uma vez que o sentido dos negócios é satisfazer desejos existentes ou estimular novos, se todos estivessem genuinamente felizes, não haveria necessidade para os negócios por completo."
~ Mihaly Csikszentmihalyi 

O Psicanalista Erich Fromm com Mike Wallace sobre o propósito do trabalho http://youtu.be/X7jaNfsFl30?t=2m46s
"Chamamos contentamento ou satisfação a esse estado de um ser humano que não resulta e não pode resultar em qualquer acção. O homem activo está impaciente por substituir um estado mais satisfatório das coisas por um menos satisfatório. Sua mente imagina condições que se adequam mais a ele e sua acção visa trazer este estado desejado. O incentivo que impele um homem a agir e sempre certa inquietação. Um homem perfeitamente contente com o estado das suas coisas não teria incentivo para mudar as coisas. Ele simplesmente não teria nem vontades nem desejos, ele seria perfeitamente feliz. Ele não agiria, ele simplesmente viveria livre da preocupação."
~ Ludwig von Mises 
Mark Boyle, o homem sem dinheiro, para o TEDxO'Porto
http://youtu.be/-PuyYVVVkIM

Depois destas observações, ainda que o homem se livrasse da preocupação consigo mesmo, isso não significaria que se livrasse da preocupação com os seus semelhantes, na realidade não haveria dia mais feliz senão aquele que conseguisse substituir uma preocupação pela outra.
"Se adoras dinheiro e coisas, se são elas onde libertas verdadeiro sentido na vida, então nunca terás o suficiente. Nunca sentirás que tens que chegue. Esta e a verdade. Adora o teu próprio corpo e beleza e fascínio sexual e sempre te sentiras feio e quando o tempo e a idade se começam a mostrar, morrerás um milhão de mortes antes que eles finalmente te plantem. Num nível, todos nós sabemos já estas coisas, foi codificado como mitos, provérbios, clichés, brometos, epigramas, parábolas: o esqueleto de cada grande história. O truque é manter a verdade à frente na consciência diária. Adora poder, te sentirás fraco e medroso e precisarás sempre de cada vez mais poder sobre os outros para manter o medo afastado. Adora o teu intelecto, ser visto como esperto, acabarás sentindo-te estúpido, uma fraude, sempre à beira de ser descoberto. E assim por diante."
~ David Foster Wallace
«Quem tudo quer, tudo perde»
Na cultura russa, ficar com uma "bacia quebrada é o mesmo que ficar sem nada".
O Conto do Pescador e o Peixe Dourado de Pushkin
http://www.youtube.com/watch?v=KG0RiHT74yk

0 comentários: