Money & Life: Economia, Ecologia e o Sistema Circulatório

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre. Se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." 

~Seneca
"A natureza nunca nos engana, somos nós que nos enganamos a nós próprios"
~ Jean-Jacques Rosseau
"O sistema circulatório é uma boa metáfora para os sistemas financeiro e monetário. O sangue transporta nutrientes para todas as partes do corpo e o propósito do sistema monetário é transportar valor para onde é necessário."
~ Thomas Greco, Money & Life
MONEY & Life completo: 


"Penso que estamos programados enquanto seres com dois tipos de impulsos."~ Edgar Cahn, criador dos Bancos de Tempo, fala de dois impulsos da natureza humana e correspondentes sistemas monetários no Money & Life
As palavras “Economia” e “Ecologia” ambas vêm da palavra Grega “Ecos,” ou seja “casa" ou "agregado.” Por outras palavras, Ecologia é a ciência sobre como organizar a sua casa no planeta Terra e a Economia predispõe as regras pelas quais esta casa deve operar. Desta forma, não devemos separar ecologia da economia.

Economia e ecologia ambas têm as suas próprias leis naturais. E se estamos a edificar uma economia artificial, uma que é baseada nas nossas próprias regras inventadas em vez das regras embutidas na natureza, então estamos a conduzir-nos a nós mesmos para a banca rota. A natureza é uma casa maciça, complexa e harmoniosamente desenhada. Ao nos intrometer-mos com ela e violar as suas leis, induzimos a crise. A inteira economia deve ser reedificada de ser uma economia de consumo para uma economia ecologicamente correcta, uma economia de consumo sensível.

"Na natureza é sempre o caso da reciclagem porque a natureza tem uma economia de zero desperdício, é uma economia de circulo fechado."
~ Elisabet Sahtouris, Money & Life 


"É matematicamente impossível sustentar o sistema monetário que temos hoje."
~ Charles Eisenstein, Money & Life 
FOTO por wellcome images @ Flickr

0 comentários: