Interdependência: Causa e Efeito Na Natureza

 
"As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas só temos um conhecimento parcial e estamos na completa ignorância da ordem e da coerência da natureza como um todo." 

~ Baruch Espinoza
Hoje ainda não estamos bem familiarizados com o significado e impacto da interdependência nas nossas vidas, ouvimos falar do efeito borboleta, contudo, não percebemos ainda como o que acontece numa parte do mundo através de acções levianas pode conduzir a mais tarde se reflectir noutro continente.

Como Arthur C. Clarke afirmou em tempos, um dia não nos parecerá um truque de magia.

"Em cada acção devemos olhar além da acção e para o nosso estado passado, presente e futuro e a outros aos quais ela afecta e vermos as relações de todas essas coisas. e então seremos muito cautelosos."
~ Blaise Pascal 
"Um ser humano molda suas consequências tão seguramente quanto ele molda os seus bens ou sua habitação. Nada do que ele diz, pensa ou faz é sem consequências."
~ Norman Cousins 
"Uma montanha é composta de minúsculos grãos de terra. O oceano é feito de minúsculas gotas de água. Ainda assim, a vida é senão uma série interminável de pequenos detalhes, acções, discursos e pensamentos. E as consequências sejam boas ou más de até os menores deles são de amplo alcance."
~ Sivananda 
"O semeador pode errar e semear mal suas ervilhas: as ervilhas não cometem erros, mas aparecem e demonstram sua linha."
~ Ralph Waldo Emerson 
"Nunca ninguém escapou, ou alguma vez escapará, às consequências de suas escolhas."
~ Alfred A. Montapert 
"Embora sejamos livres de escolher nossas acções, não somos livres de escolher as consequências das nossas acções."
~ Stephen R. Covey 
"Na natureza não há recompensas nem punições, há consequências."
~ Robert Green Ingersoll 
"Através da lei da causa e efeito escolhemos nosso destino. Além do mais, nós somos os nossos próprios profetas pois constantemente projectamos o nosso estado futuro pelas sementes que plantamos no presente."
~ Cheryl Canfield 
"Com cada acção estas a semear uma semente, embora a colheita possas não ver."
~ Ella Wheeler Wilcox 
"Nada na Natureza é mais certo que o facto de que nenhuma coisa única ou evento pode estar isolado. Ele está anexo a tudo o que foi antes dele e permanecerá anexo a tudo o que se seguirá a ele. Ele nasceu de certa causa e assim deve ser seguido por certo efeito numa cadeia interminável."
~ Julian P. Johnson 
"A reputação de mil anos pode ser determinada pela conduta de uma hora."
~ Provérbio Japonês 
"É fácil nos esquivarmos às nossas responsabilidades, mas não nos podemos esquivar às consequências de nos esquivarmos às nossas responsabilidades."
~ Josiah Stamp 
"Nunca choverão rosas, quando queremos ter mais rosas, devemos plantar mais árvores."
~ George Eliot 
"Aquele que faz bem a outro faz bem a si mesmo."
~ Séneca 
"Tudo o que fazemos tem um resultado. Mas aquilo que é certo e prudente nem sempre conduz ao bem, nem o contrário ao que é mau."
~ Johann Wolfgang von Goethe 
"Por vezes quando considero que tremendas consequências vêm de pequenas coisas, estou tentado a pensar que não há coisas pequenas."
~ Bruce Barton

Ilustração por Quino

0 comentários: