Literacia Digital

«”Como fazer uma bomba na cozinha da sua mamã” foi o artigo seguido pelos Tsarnaev para fazer as bombas, segundo terá confessado o irmão sobrevivente.» ~ Expresso

“Milhões viram a maçã cair mas Newton foi aquele que perguntou porquê.” ~ Bernard Baruch
No seguimento da pergunta da noite, a resposta é que inevitavelmente as leis naturais não deixam de agir sobre nós quando as desconhecemos.

Assim é com os media, “os novos media não são pontes entre o homem e a natureza, eles são natureza,” foi o que disse Marshall McLuhan, reconhecido teórico dos media e futurista.

Devemos compreender que se a informação existe e está disponível a qualquer um, quando não existe uma preocupação ou acompanhamento parental, devemos estar preparados para tudo. Desde a disfunção consumista, hiper-sexualização nas crianças e na nossa cultura no geral, bem como outros fenómenos menos agradáveis que até então só vimos se manifestar com mais incidência noutros países mas que devemos esperar nos restantes.

Quando utilizamos uma tecnologia seja ela qual for devemos ter em atenção a função da mesma, porque a usamos, caso contrário podemos vir a ser usados por ela.
"Não há passageiros no vaivém espacial Terra, somos todos tripulantes." ~ Marshall McLuhan

“A Internet tornou-se uma parte integra das nossas vidas porque ela é interactiva. Isso significa que as pessoas são emissoras de informação, em vez de simplesmente receptores dos ‘velhos’ media.” ~ Douglas Rushkoff

A Internet tem, inúmeros benefícios, ela permitiu-nos expandir os nossos negócios, acesso a informação ilimitada, ela permite mudar cada indivíduo, quando inserido num meio virtual, total e completamente. Ela permite-nos construir carácter.
"Não estou a dizer que o conteúdo não seja entretenimento, mas agora passamos 15 anos das nossas vidas a ver vídeo: quatro horas na TV, duas horas online, quase uma hora nos portáteis. Temos de nos tornar mais conscientes do poder do vídeo. Eles dizem, "Você e o que você come," mas na realidade você é o que você vê. Então tenha uma dieta adequada quando diz respeito ao vídeo."
~ Shahrzad Rafiti
“No fim do ano, ele tem algumas óptimas publicações de blogue e uma pilha de tweets do Twitter para o demonstrar. E se ele dominasse até uma dessas ideias e combatesse a resistência tempo o suficiente para fazer na realidade algo com isso? No fim do ano, ele poderia mostrar-nos uma empresa multimilionária ou um movimento que mudou o mundo.” ~ Seth Godin, empreendedor e life coacher
O nosso desconhecimento da influência dos meios sobre nós podem obviamente levar a consequências trágicas como vemos acontecer praticamente todos os meses ou semanas nos EUA.
“Os media não são apenas contentores, mas são processos que mudam totalmente o conteúdo.” ~ Marshall McLuhan 
“Os media não são apenas ferramentas, eles não são apenas meios de comunicação, mas os media na realidade mediam relacionamentos. Então quando os media mudam, os relacionamentos mudam.” ~ Michael Wesch, O Futuro da Comunicação

Por fim um documentário importante sobre literacia digital: 

Animações sobre os efeitos nocivos que os media estão a ter sobre as crianças:


Foto por timsamoff @ Flickr

0 comentários: