Motivação, A Verdade Surpreendente Sobre O Que Nos Motiva




Por DAN PINK

Então, aqui estamos, no mesmo lugar de sempre e qual deles será: a vara ou a cenoura? Na verdade, nenhum dos dois.
"Você pega um monte de pessoas pelo mundo que farão trabalho extremamente técnico. Mas eles estarão desejando fazer de graça. E doar o tempo deles de 20 a 30 horas na semana e ela está olhando céticamente... ohh... mas eu não terminei E então o que eles criam Eles dão de graça. ...vai ser grande... tenho certeza que ela diria que eu sou louco. Parece surpreender alguns mas o que temos? Temos o linux rodando em 1 de cada 4 servidores empresariais de 4500 empresas Apache rodando em grande parte dos servidores de web wikipedia... O que esta acontecendo porque as pessoas estão fazendo isso, porque? Porque essas pessoas? Muitos que são tecnicamente sofisticados e altamente habilidosos que estão empregados... ok?! Eles estão empregados! Eles estão trabalhando por dinheiro fazendo tarefas sofisticadas. e ainda durante o seu tempo livre... Elas fazem tarefas igualmente sofisticadas se não ainda mais complicadas não para o seu patrão mas para qualquer um... de graça! 
Isso é um estranho comportamento económico! 
Economistas estão olhando para isso e... e porque elas estão fazendo isso é incrivelmente claro. 
Desafio e mestria mais o fato de fazer uma contribuição. O que você vê cada vez mais é o nascimento do que você poderia chamar de a motivação do PROPÓSITO. Cada vez mais as organizações querem ter um tipo de PROPÓSITO transcendental."
~ Dan Pink, A Verdade Surpreendente Sobre o Que Nos Motiva
"Não há razão de escapatória, nenhum propósito negador, porque como ambos sabemos, sem propósito não existiríamos. Foi propósito que nos criou, propósito que nos liga, propósito que nos puxa, que nos guia, que nos conduz, é propósito que nos define, propósito que nos ata…"
~ Agent Smith, Matrix http://youtu.be/hUAie-X3u8I
"OK, a primeira pergunta: O que eles dizem sobre por que as pessoas fazem isso? Uma das coisas fascinantes sobre a blogosfera especificamente e, claro, a Internet em geral -- e isso parecerá meio óbvio, mas eu acho importante pensar nisso -- é que as pessoas que estão gerando essa quantidade enorme de conteúdo todos os dias, que gastam uma enorme quantidade de tempo organizando, linkando, comentando esse conteúdo da Internet, faz isso de graça. Eles não são pagos por isso, a não ser com atenção e, de alguma forma, com reputação por fazer um bom trabalho.

E isso, pelo menos para um economista tradicional, é extraordinário, pois um economista tradicional diria que, basicamente, você faz coisas por uma recompensa, geralmente financeira. Mas ao invés disso, na Internet -- o que é genial -- as pessoas encontraram uma maneira de trabalhar juntas sem nenhum dinheiro envolvido. Elas entram em um consenso, um método diferente de organizar atividades."
~ James Surowiecki
"Chamamos contentamento ou satisfação a esse estado de um ser humano que não resulta e não pode resultar em qualquer acção. O homem activo está impaciente por substituir um estado mais satisfatório das coisas por um menos satisfatório. Sua mente imagina condições que se adequam mais a ele e sua acção visa trazer este estado desejado. O incentivo que impele um homem a agir e sempre certa inquietação. Um homem perfeitamente contente com o estado das suas coisas não teria incentivo para mudar as coisas. Ele simplesmente não teria nem vontades nem desejos, ele seria perfeitamente feliz. Ele não agiria, ele simplesmente viveria livre da preocupação."
~ Ludwig von Mises
Adicionalmente: http://youtu.be/Vu10vU50m4I http://vimeo.com/25845008http://www.youtube.com/watch?v=P1qgMJQ6Zyg

0 comentários: